Última alteração: 2017-06-10
Resumo
A casa de Christiano Câmara (1935 - 2016) e Dona Douvina abriga um acervo com milhares de discos de cera e vinil (sendo, aproximadamente, 20 mil discos de cera e 8 mil os de vinil), além de livros, fotografias, fitas de vídeo, CDs, DVDs e centenas de quadros e recortes de jornais e revistas, acumulados pelo "ajuntador", como ele próprio se descrevia, ao longo de mais de sessenta anos, que transformam a residência de número 162 na Rua da Escadinha - que em breve receberá o nome do saudoso morador - em um museu particular com um dos mais ricos patrimônios culturais da cidade de Fortaleza, capital do Ceará. Seu Christiano e Dona Douvina nunca tiveram qualquer tipo de apoio, privado ou governamental, para manter o acervo, mas estiveram sempre com as portas abertas a receber seus visitantes como se fossem amigos da família. Falecido em Março de 2016, o memorialista deixou para trás um lugar cujas paredes, mesas, cadeiras e sofás acolhem importantes acontecimentos e obras musicais e cinematográficas do Brasil e do mundo na primeira metade do século XX. Embora a grande procura dos pesquisadores e visitantes do museu seja pelos registros sonoros extremamente raros do colecionador, os documentos iconográficos da casa somam cerca de 800 itens que mostram o Brasil de artistas consagrados como Noel Rosa, Heitor Villa-Lobos, Pixinguinha, Ratinho, Luperce Miranda, Francisco Alves e muitos outros. Neste artigo fazemos uma apresentação geral do arquivo, com destaque para o contexto, disposição e importância das iconografias no espaço, descrevendo os tipos de documentos e sua organização conforme estruturada e mantida por Christiano Câmara. Tomamos como referência as considerações de Cotta e Blanco (2006) sobre o conceito de arquivo e patrimônio musical. Objetivamos, em seguida, iniciar o trabalho de identificação e descrição do acervo iconográfico musical da casa, seguindo as especificações de catalogação do projeto RIdIM Brasil. Os documentos incluem originais e reproduções de fotografias, pinturas, capas de discos, pôsteres, panfletos, cartazes publicitários, recortes de jornais e revistas, dentre outros. Desta maneira, esperamos contribuir com a preservação do acervo, a valorização da cultura e da música brasileira, e o acesso a informações históricas.
Palavras-chave: Christiano Câmara; Patrimônio Cultural; Iconografia Musical; Música Brasileira.