Portal de Eventos Científicos em Música, 4º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical & 2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Sistemas de Informação em Música

Tamanho da fonte: 
O Ostensório e o Coro angélico nos fragmentos de pintura do teto da sacristia da antiga Sé Primacial do Brasil
Belinda Maria De Almeida Neves

Última alteração: 2017-06-08

Resumo


A presente comunicação é fruto de pesquisa no conjunto de fragmentos de pintura religiosa que se encontra nas dependências da igreja do antigo Colégio da Companhia de Jesus na Bahia, Catedral Basílica de São Salvador. Em meio a esses fragmentos encontram-se partes do forro da sacristia da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Sé Primacial do Brasil, demolida em 1933, e que foram transferidos e acondicionados nas dependências da Catedral, em recinto que não permitiu a visualização do público em geral. Composto por cinco tábuas nas dimensões de 278,4 cm X 151 cm, o painel não está completo e passou por intervenções anteriores, com retoques pictóricos e enxertos em vinhático, o mesmo tipo de madeira em que foi confeccionado, como pudemos observar na análise in loco. Foi inventariado pelo Iphan em 2003, sob o número BA/03-0170.0499. O acesso a fotografias antes da demolição da antiga Sé possibilitou a identificação da origem do conjunto e a complementação visual da parte faltante. O painel apresenta como motivo central um ostensório, ladeado por quarenta e cinco anjos, compondo o coro angélico. No rol dos instrumentos musicais está o órgão de tubos, a harpa, o violoncelo, a viola da gamba e três flautas. Um anjo cantor, portando um livro, demonstra seguir a canção ali escrita. Camélias, rosas, lírios, jasmins e anêmonas, entre diversas outras flores, misturam-se entre os seres angélicos em perfeita harmonia com o divino. Refere-se aquela pintura a uma alegoria ao Santíssimo Sacramento, prática amplamente enfatizada e difundida pela Igreja católica, cujas Irmandades leigas, com o mesmo nome, se multiplicaram no período colonial enfatizando os sacramentos da Igreja e a Eucaristia. Nossa comunicação tem como objetivo apresentar à comunidade científica o referido painel da sacristia da antiga Sé, oculto desde a demolição da igreja, além dos aspectos históricos e iconográficos.

Palavras-chave: Culto ao Santíssimo Sacramento; Iconografia musical; Sé Primacial do Brasil; Barroco; Catedral Basílica de Salvador.

Texto completo: PDF