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Basílica de Nossa Senhora da Penha de Recife: seu estilo e suas iconografias musicais
Última alteração: 2017-06-09
Resumo
Este artigo propõe realizar, através da análise de desenhos técnicos e imagens, uma relação entre os projetos arquitetônicos das igrejas venezianas Il Redentore e S. Giorgio Maggiore de Andrea Palladio (1508/1580) com o projeto do arquiteto capuchinho Frei Francisco Maria de Vicencia (1869-1882) na construção da Basílica de Nossa Senhora da Penha de Recife (1870-1882), identificando a obras de arte nela existente, seus autores e as iconografias musicais presentes nos afrescos do teto da nave e nas esculturas do coro, estabelecendo uma relação entre elas. O acervo iconográfico musical na parte frontal do coro consiste de uma talha dourada dividida em três partes, sendo as duas laterais com instrumentos musicais, e a central, com imagens de treze anjos, sendo quatro músicos, juntamente com as figuras de Santa Cecília e o Rei David tendo a Madona com o Menino Jesus ao centro; e do afresco no teto da nave, representando a Ascenção possui nove anjos músicos acompanhados pelo Rei David. Seu estudo será realizado conforme o método analítico de Erwin Panofsky (1892-1968), observando sua descrição, análise iconográfica e iconográfica musical/organológica.
Palavras-chave: Musicologia; Iconografia Musical; Anjos músicos; Organologia; Arquitetura.
Palavras-chave: Musicologia; Iconografia Musical; Anjos músicos; Organologia; Arquitetura.
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