Portal de Eventos Científicos em Música, 4º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical & 2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Sistemas de Informação em Música

Tamanho da fonte: 
As fotografias de Curt Lange: Apresentação da subsérie 8.1 - Fotografias do Acervo Curt Lange - UFMG
Amanda Pamela Santos Gomes

Última alteração: 2017-06-12

Resumo


A formação da coleção iconográfica do musicólogo teuto uruguaio Francisco Curt Lange (1903-1997) se deu ainda no século vinte, sendo que seu conjunto imagético constitui um importante grupo documental acumulado em função da intensa atividade de pesquisa do musicólogo, em âmbito mundial, sendo hoje abarcado pela série 8- Iconografia, do Acervo Curt Lange- UFMG.  O conjunto de documentos que constitui a referida série foi dividido em cinco subséries:  8.1 Fotografias; 8.2 Quadros; 8.3 Slides e Microfilmes; 8.4 Imagens diversas e 8.5 Negativos. A série 8, como um todo, compreende um conjunto de fotografias referentes às pesquisas de Lange, gravuras e desenhos diversos oferecidos ao musicólogo em diversas ocasiões, diplomas e certificados recebidos, mapas e cartazes acumulados por ele ao longo de suas atividades musicológicas, reproduções de manuscritos musicais e obras bibliográficas, dentre outros. Desenvolveu-se, desde fevereiro de 2017, um trabalho de revisão e descrição da subsérie 8.1- Fotografias, que conta com aproximadamente 5200 itens, com o intuito de desenvolver um instrumento de controle interno do material resguardado, de modo a auxiliar o processo de pesquisa por materiais fotográficos específicos. Através da atividade de levantamento e descrição documental, constatou-se a diversidade do material abarcado pela subsérie, sendo possível conhecer em nível qualitativo esses materiais, uma vez que o guia elaborado para o ACL-UFMG, em 2005, fornece uma visão quantitativa e geral dos documentos pertencentes a cada série/subsérie do acervo.

A subsérie 8.1 constitui um conjunto de documentos bastante profícuo, que reflete de maneira considerável o intenso, sistemático e diversificado trabalho de Lange. São fotos de naturezas diversas, algumas realizadas por ele mesmo, de caráter bastante pessoal, outras apresentam cariz visivelmente profissional, encomendadas para registrar situações específicas, como eventos em que ele participava. Há também fotos remetidas para Lange por personalidades diversas que, muitas vezes, ocupavam-se também de escrever-lhe algumas linhas em dedicatória. Não há homogeneidade geral em suas fotografias: os temas e interesses são diversos, indo desde festividades tradicionais bolivianas do início do século XX, conferências e apresentações musicais em diversas localidades, fotos pessoais sua e de sua família, até fotografias diversas, como canhões de guerra, a que ele poeticamente descreve como “velhos canhões da guerra holandesa, hoje repousando tranquilamente (...)”.

Seu conjunto documental demonstra a formação de uma espécie de rede cultural estabelecida entre diversas personalidades, áreas e países, sobretudo no século XX, fruto de seu prolífico trabalho. A extensa quantidade de retratos remetidas para Lange, por exemplo, constitui uma fonte indispensável para que se possa entender as relações e diálogos estabelecidos entre o musicólogo e seus interlocutores ao longo de toda sua vida.

Espera-se, através desta comunicação, apresentar a subsérie 8.1- Fotografias do ACL-UFMG, reconhecendo as recorrências de temáticas, os países pesquisados, a recorrência temporal, as diversidades de abordagens, os interesses pessoais de Lange, enfim, os diálogos estabelecidos por ele através da documentação fotográfica.


Texto completo: PDF