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Música patriótica no Brasil: um olhar iconográfico
Marcos da Cunha Lopes Virmond, Lenita Waldige Mendes Nogueira

Última alteração: 2017-06-03

Resumo


A música é indissociável da condição humana. Sua apropriação pelo senso coletivo é inequívoca e tem servido a variados propósitos em tempos e regiões durante a civilização humana. Na idade média, o uso dos trompetes era uma prerrogativa real, que pouco ousavam romper. O estrídulo e imponente som desses instrumentos eram menos importante por suas qualidades sonoras do que pelo significado de poder que lhes imbuia (FARMER, 1950, p.10). Assim, se a música presta-se à volição anímica e ao divertimento, ela também embebe-se de significados políticos e ideológicos em momentos específicos de articulação formal ou informal entre governantes e, mais recentemente, compositores.

A música militar é um exemplo clássico dessa condição de seu uso como meio de obter resultados programados. Na construção da monarquia da brasileira, que se pretendia diferente e distante da Portuguesa após a independência, e na afirmação da jovem república, depois de 1889, os hinos tiveram importância crucial na oferta de um marco referencial ao imaginário popular sobre a nova condição política existente (REIS, 1952). Curioso ressaltar que, tão distintas uma da outra, tanto monarquia e república usam mão de um mesmo recurso de comunicação simbólica para obter seus resultados programados. Como diz Chernavsky (2009) "Os hinos são, ao mesmo tempo, símbolos e instrumentos de construção de símbolos. São lugares de uma memória e participam da criação de outras memórias." De fato, a música ocupa espaço relevante na arte da guerra desde tempos primordiais até os mais recentes conflitos internacionais do século XX e XXI, Aqui se incluem a música como propaganda e apoio (GIER, 2008; KRISTIN, 2011), como crítica social (NERY, 2012) e como protesto (ANDRESEN, 2000). Entretanto, se faz necessário uma distinção entre música militar e música patriótica, ainda que esses dois gêneros encontrem áreas de confluências óbvias. Assim, para fins deste estudo, entende-se música militar como aquela relacionada exclusivamente aos propósitos do meio militar. Já a música patriótica, foco do trabalho, transcende as paredes da caserna e se aloja no povo em suas diferentes agremiações sociais. Dentro deste contexto, este estudo pretende analisar preliminarmente a produção música patriótica no Brasil da primeira metade do século XX, tanto nos seus aspectos musicais, iconográficos e políticos. Para tal, realizou-se um estudo descritivo transversal tomando-se como população álbuns com coletâneas de música brasileira pertencente a uma biblioteca particular. Deles, foram selecionadas, como amostra de conveniência, as músicas instrumentais e vocais relativas a feitos militares e patrióticos ligados ao Brasil, tomando-se como critério de pertinência seu título, forma principal e texto. Suas capas são o foco da análise iconográfica segundo os preceitos de Panofsky (1995). Em sua maioria, essa literatura consistia em obras para piano, piano e canto e, menos frequentemente, para piano e algum instrumento solista, tais como violino ou flauta. Verifica-se que a figura e a ideologia de Getúlio Vargas surgem como o foco principal da musica patriótica no período analisado. Conclui-se que este gênero tem estreita relação com o as características do momento político e suas relações de propagando com a sociedade vigente.

 

REFERÊNCIAS

CHERNAVSKY, Analia. A construção dos mitos e heróis do Brasil nos hinos esquecidos da Biblioteca Nacional. Programa Nacional de Apoio à Pesquisa - FBN/MinC, 2009.  p. 80. Disponível em:

ANDRESEN, Lee. Battle Notes: Music of the Vietnam War. Savage Press, Superior, WI. 2000

FARMER, Henry George. The rise and development of military music. London: W. reeves, 1912, p. 8.

BINDER, Fernando Pereira. Bandas Militares no Brasil: difusão e organização entre 1808-1889. Dissertação 2 volumes. (Dissertação de Mestrado em Musica) UNESP, São Paulo, 20067.

KRISTIN GRIFFEATH. War sirens: how the sheet music industry sold World War I. Thesis in Musicology Presented to the Faculty of the University of Missouri-Kansas City in partial fulfillment of the requirements for the degree Master of Music, 2011

GIER, Christina. Gender, Politics, and the Fighting Soldier's Song in America during World War I. Music & Politics 2, Number 1 (Winter 2008),

HEILMAN, Jason Stephen. O du mein Österreich: Patriotic Music and Multinational Identity in the Austro-Hungarian Empire. Doctor of Philosophy in the Department of Music in the Graduate School of Duke University. 2009. 265p.

NERY, Rui. Do Entusiasmo Patriótico à Tragédia das Trincheiras: A I Grande Guerra nas Letras do Fado de Lisboa", in Fernanda Rollo, ed., Actas do Congresso Internacional War and Memory (Lisboa, ed.prevista para 2012);

PANOFSKY, Erwin. Estudos de Iconologia. Lisboa: Editorial Estampa, 1995.

REIS, Mercedes de Moura. A música militar no Brasil no xéculo XIX. Rio de Janeiro: Imprensa Militar, 1952, 97p.


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