Última alteração: 2017-06-09
Resumo
No âmbito da pesquisa de doutorado que tem como objetivo estudar a vida e a obra de Agenor Aluísio Gomes e a sua atuação como maestro na Rádio Sociedade da Bahia e na Rádio Excelsior da Bahia (1940-1950), foram encontrados registros documentais, entre os quais, podem ser citados registros iconográficos musicais. De acordo com Santana e Santos (1998, p.4), o maestro Agenor Aluísio Gomes nasceu em 03 de abril de 1894, na cidade de Valença na Bahia e faleceu em 06 de julho de 1970, na cidade de Salvador. Descendente de uma família de músicos, seu pai foi maestro de banda em sua cidade e Gomes teria sido seu assistente musical. Gomes atuou como compositor, músico e regente de orquestra. Sua orquestra atuava geralmente em programas de rádio e em espetáculos teatrais na cidade de Salvador. Gomes também participou de gravações de três discos, os quais registraram algumas das suas composições, entre outras peças musicais que eram utilizadas no projeto artístico-educacional a Hora da Criança (1943-1970). Ao realizar pesquisa documental em arquivos das cidades Salvador e Valença (cidade da região do Recôncavo baiano) em busca de fontes documentais que pudessem fornecer informações sobre a biografia do pesquisado e sua prática composicional, foi possível encontrar documentos como diversas composições musicais, documentos pessoais, matérias de jornais, registos fonográficos (de composições autorais de Gomes e arranjos de peças de outros compositores), além de um vasto acervo de iconografias musicais. Sobre os registros iconográficos musicais encontrados até o momento, podem ser citas fotografias individuais de Gomes em diversos tamanhos, fotografias do pesquisado juntamente com personalidades como Adroaldo Ribeiro Costa (Teatrólogo, professor e amigo de Gomes), Capas de discos (Os 20 anos da Hora da Criança, além do disco Hora de Cantar), fotografias de Gomes regendo orquestra, Imagens do pesquisado em matérias de jornais, diversas imagens de Gomes no arquivo da Escola Hora da Criança e no livro Igarapé: História de uma teimosia. Apesar de ainda não termos iniciado o processo de análise da documentação iconográfica encontrada, entendemos que, preliminarmente, os registros iconográficos relativos à vida e a obra de Gomes, bem como, os registros iconográficos do projeto a Hora da Criança revelam informações relevantes acerca de aspectos relativos à história da música na Bahia no século XX, muitos dos quais ainda desconhecidos e pouco estudados.