Portal de Eventos Científicos em Música, 4º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical & 2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Sistemas de Informação em Música

Tamanho da fonte: 
Redes de subjetividades, imagem e presença: estudos qualitativos sobre a multiplicidade de imagens e de leituras sonoro-poético-reflexivas de mulheres
Isabel Porto Nogueira

Última alteração: 2017-07-04

Resumo


Este trabalho reflete sobre as formas de representação e sobre os sentidos
e subjetividades envolvidos na interpretação das imagens de mulheres, vistas
a partir da investigação qualitativa à luz das epistemologias feministas. A partir
de estudos anteriormente realizados sobre fotografias de mulheres intérpretes e
compositoras, e da constatação da invisibilização de sua produção e atuação nas narrativas da historia da musica, busco refletir, mediada pelas redes de discussão, diálogo e partilha, sobre as questões que envolvem este processo de invisibilidade. Tomando como ponto de partida as epistemologias feministas e a necessidade de novas lentes para ver a história, do questionamento das narrativas hegemônicas e da compreensão dos marcadores da diferença como determinantes de lugares de fala e de escuta; este trabalho propõe a produção de imagens fotográficas de si por mulheres intérpretes e/ou compositoras e a leitura destas por outras mulheres, discutindo os sentidos que emergem a partir destas trocas e processos. Desta forma, as imagens se tornam catalisadoras de sentidos e subjetividades, tanto no processo de feitura como na sua leitura, e fonte a partir do qual as mulheres tecem e compartilham leituras sonoro-poético-reflexivas. O processo, do qual este trabalho apresenta as primeiras vozes e enunciados, envolve mulheres de diferentes cenas musicais e artísticas e pretende trazer à tona uma multiplicidade de imagens e sentidos evocados pelas mulheres na construção de suas imagens e de suas leituras, apontando para essas várias e diversas subjetividades, e que, trazidas para o campo das imagens, desejo que contribuam para a ampliação das escrituras historiográficas
e para outras histórias das músicas.

Texto completo: PDF