Portal de Eventos Científicos em Música, 6º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

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A iconografia musical em Frida Kahlo: o caso do quadro "Autoretrato com cabelo cortado" (1940)
Fernanda Guerra Silvestrim, Luciane Viana Barros Páscoa

Última alteração: 2021-04-29

Resumo


A produção artística de Frida Kahlo reúne cerca de duzentas pinturas e a maior parte são autorretratos que revelam suas questões subjetivas e pessoais. Representam uma espécie de exorcismo no qual a artista projeta sua angústia sobre um alter-ego, a fim de processar a dor e ao mesmo tempo, confirmar seu apego à realidade. Inspirada pelas raízes indígenas em voga entre os artistas dos anos pós- revolucionários, Kahlo também utilizou a arte popular mexicana como sua principal fonte iconográfica, atraída pela fantasia, ingenuidade e fascínio, pela violência e pela morte (HERRERA, 2003). Este artigo pertence a um projeto maior que pretende identificar e analisar, por meio do estudo crítico, a iconografia musical presente nas obras de Frida Kahlo. Parte considerável dos estudos relacionados à artista mexicana costuma associar a sua obra ao movimento surrealista, mas, apesar de todo seu envolvimento com este círculo, Kahlo foi categórica ao negar essa relação (NOEHLES, 2013). Como estudo de caso, este artigo pretende apresentar uma análise iconográfica da obra Autorretrato com cabelo cortado (1940), a primeira pintura realizada por Frida Kahlo após o seu divórcio com o muralista mexicano Diego Rivera. Nessa pintura, a artista se retrata de maneira andrógina, com uma tesoura na mão e com suas madeixas cortadas, espalhadas pelo chão. É possível notar na obra a inscrição de uma melodia em ré maior e uma frase que diz: "Mira que si te quise, fué por el pelo, ahora que estás pelona, ya no te quiero" (HENESTROSA E WILCOX, 2018). Segundo Gloria Arjona (2015), referências às músicas populares mexicanas se fazem presentes nesta e em outras obras de Frida. A metodologia utilizada compreende a pesquisa histórica, com ênfase na análise dos resultados obtidos através dos estudos da Iconografia e Iconologia propostos por Erwin Panofsky (2014) e dos aspectos simbólicos e intertextuais presentes na obra. Serão abordados ainda os aspectos sociais da representação e os estudos de gênero fundamentados em Vicente (2012), Costa (2012) e Simioni (2015), que discutem os processos de exclusão sofrido pelas mulheres artistas, sobretudo na primeira metade do século XX. Para a pesquisa das fontes primárias foram consultados os acervos digitais do Museu Frida Kahlo e do Museu de Arte Moderna de Nova York; foram utilizados ainda, catálogos de arte com consulta on-line. As fontes secundárias compreenderam o suporte de publicações que dialogaram com o tema, sendo estes, história da arte, iconografia, iconografia musical e estudos de gênero, assim como o cotejo de biografias da pintora mexicana. 

Palavras-chave: Frida Kahlo; Mulheres artistas; Século XX; Iconografia musical 





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