Tamanho da fonte:
Do Lombo do Cavalo ao Desfile Cívico: espaços e representações na atuação da Corporação Musical Santa Cecília – Itabirito/MG
Última alteração: 2021-04-29
Resumo
Num quadro mais amplo de pesquisa bibliográfica e documental sobre a Corporação Musical Santa Cecília (1896), atualmente com 125 anos de atuação na cidade de Itabirito/Minas Gerais, identificamos alguns registros iconográficos que permitem estabelecer um cruzamento entre elementos visuais, fontes e informações até então desconsiderados na construção de uma narrativa das práticas musicais nesta cidade ao longo do séc. XX. Assim, o objetivo geral deste trabalho pretende mapear e compreender os contextos e dinâmicas do papel sociocultural da Corporação Musical Santa Cecília (CMSC), entre os anos de 1900 e 1965, através de uma análise iconográfica de um conjunto de fotografias disponibilizados pela coleção do Acervo Digital de Imagens de Itabirito/MG. Como procedimento metodológico, foram selecionados os registros iconográficos que permitiram um certo nível de descrição e análise das dinâmicas de sua atuação (aproximadamente 20 registros) e foram coletadas informações sobre os contextos específicos de cada registro, que permitiu a construção de um quadro com o levantamento e inventariação de itens quantitativos. A partir dos tópicos elencados, elaboramos uma análise dos principais elementos reunidos no quadro normativo que permitiram identificar, comparar e categorizar aspectos similares (de aproximação) ou de afastamento/contraste entre realidades retratadas e específicas a cada registro, conectando com a investigação de possíveis influências externas que poderiam justificar as transformações e incorporações realizadas pela CMSC no seu percurso de atuação ao longo desse período. A análise dos dados coletados através das fotografias selecionadas permite, assim, mapear algumas das transformações identificadas na dinâmica de atuação da Corporação Musical Santa Cecília, como a diversidade de espaços, locais, funções e atuações, que compreende a recepção autoridades, festas religiosas, desfiles cívicos, atuação em cidades (Itabirito e Belo Horizonte) e distritos (São Gonçalo do Bação e Rio de Pedras) próximos. Paralelamente, o levantamento do recorrente processo de organização e institucionalização da Corporação Musical Santa Cecília, encontra-se representada visualmente na modificação das posturas, formações e uniformes, permitindo estabelecer uma linha de transformação e afirmação identitária ao longo dos anos, pontuando aspectos que se firmaram ou caíram em desuso, como os recorrentes registros das representações fora do contexto de atuação e formação, assumindo gradualmente representações mais padronizadas. Palavras-chave: Iconografia Bandas; Musicologia; Itabirito.
Texto completo:
PDF