Portal de Eventos Científicos em Música, 6º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

Tamanho da fonte: 
Sons Imaginados: Inscrevendo eventos acústicos em gravuras na obra “Poemas Sem Palavras” de Wassily Kandinsky
Marcus Mota

Última alteração: 2021-04-29

Resumo


O pouco conhecido e comentado Poemas sem Palavras, de 1903, é álbum de gravuras de Wassily Kandinsky, inserido no contexto de um projeto que busca ultrapassar integrativamente tradições artísticas definidas no limite de seus contornos exclusivos.

O título nos remete ao impactante ciclo de pequenas peças para piano, composto entre 1829 e 1843 por Felix Mendelssohn (1809-1847), intitulado Canções sem Palavras (Lieder ohne Wörte).

Kandinsky incorporou essa irônica lógica negativa de Mendelssohn ao elaborar um álbum também sem palavras, mas que, como o modelo cênico-musical de Mendelssohn, não exclui mas reforça uma textualidade, um roteiro de ações. De uma certa forma, pois, Kandinsky e Mendelssohn são complementares: embora imediatamente relacionado a mídias diversas (visualidade e som), acabam por projetar um amplo intercampo de referências e atos recepcionais.

Nesta comunicação, examino em detalhe a estrutura e composição de Poemas sem Palavras, explicitando as referências acústicas que se constituem em horizonte da modelação das figuras, formas e tramas registradas nas gravuras. Assim, ao mesmo tempo, a elaboração das gravuras correlaciona a materialidade do suporte expressivo com padrões psicofísicos e experiências audiofocais (auditory perception).

Referências Bibliográficas

ARONOV, Igor. Kandinsky's Quest. A Study in the Artist's Personal Symbolism, 1866-1907. New York: Peter Lang, 2006.

HORST, Melanie. Kandinsky's Early Woodcuts: Polyphony of Colours and Forms. In: Helmut Friedel; Annegret Hoberg (Eds.). Kandinsky: Complete Prints, Cologne: Wienand, p. 11-31,  2008.

IHDE, Don. Listening and Voice. Phenomenologies of Sound. Nova York: State University of New York Press,2008.

KANDINSKY, Wassily. Mes gravures sur bois.  XXéme Siècle, 1.3, pp. 19-31, 1938.

MOTA, Marcus. Canções sem Palavras, de Felix Mendelssohn: Um Experimento Escritural Multiartístico. Tradução em Revista, 29, p. 93-119, 2020.

MOTA, Marcus. Dramaturgie & multisensorialité a partir de Kandinsky. In: D'Angelo, B.; Soulages, F.; Venturelli, S. (org.). Esthétique & Connectivité. Paris: L'Hamarttan, p. 119-130, 2018d.

 


Texto completo: PDF