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MUSICOLOGIA BRASILEIRA: REVISITA A GUILHERME DE MELO
Última alteração: 2014-08-30
Resumo
Três vetores convergem para uma proposta de reedição da obra clássica de Guilherme de Melo:
1. Revisão conceitual da Etnomusicologia brasileira cuja implantação universitária teve o proponente entre seus operários mais antigos, no Brasil (UFBA, 1981) (Sandroni 2008);
2. Continuidade do levantamento dos músicos e expressões musicais na Bahia (DEMEM);
3. Reedição crítica, fartamente comentada, minimamente corrigida, do marco histórico da musicologia ou historiografia musical brasileira (A Música no Brasil, 1908).1
Os dois primeiros são estratégias: constituem complexos de forças sob as quais uma revisita a Guilherme de Melo torna-se mais do que a reedição de uma obra esgotada e rara, para recompor-se, justificar-se e iluminar problemas do passado e que ainda continuem conosco.
1. Revisão conceitual da Etnomusicologia brasileira cuja implantação universitária teve o proponente entre seus operários mais antigos, no Brasil (UFBA, 1981) (Sandroni 2008);
2. Continuidade do levantamento dos músicos e expressões musicais na Bahia (DEMEM);
3. Reedição crítica, fartamente comentada, minimamente corrigida, do marco histórico da musicologia ou historiografia musical brasileira (A Música no Brasil, 1908).1
Os dois primeiros são estratégias: constituem complexos de forças sob as quais uma revisita a Guilherme de Melo torna-se mais do que a reedição de uma obra esgotada e rara, para recompor-se, justificar-se e iluminar problemas do passado e que ainda continuem conosco.
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