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As fontes visuais da Banda de Música Maestro Wanderley da Polícia Militar da Bahia
Pamela Amorim Brandão, Pablo Sotuyo Blanco

Última alteração: 2017-06-09

Resumo


A presente proposta, desdobramento do projeto de pesquisa “PATRIMÔNIO MUSICAL NA BAHIA: A BANDA DE MÚSICA ‘MAESTRO WANDERLEY’ DA POLICIA MILITAR DA BAHIA”, tem por objetivo apresentar e discutir o acervo de fontes visuais constante naquela instituição. Em termos gerais, o arquivo musical da BMMW é um dos mais ricos da Bahia, possuindo mais de 3.000 obras musicais, além da documentação administrativa e audiovisual. No arranjo arquivistico proposto à BMMW, as subséries relativas aos documentos iconográficos incluem mais de 350 fotos, enquanto as relativas aos documentos audiovisuais, contam com mais de 20 vídeos e uma série de registros fonográficos. Todos eles estão sendo catalogadas na base de dados online do projeto RIdIM-Brasil, segundo as suas normas e estilos de descrição. Assim, o referido acervo de fontes visuais, tema da nossa proposta de estudo de caso, será discutido não apenas em termos quantitativos, tipológicos, temáticos ou descritivos mas também em termos da construção de sentidos e discursos identitários que aparecem como necessários à existência e permanência da BMMW dentro e fora da PMBA, se valendo, aparentemente, da memória audiovisual (no sentido mais amplo do termo, com os seus desdobramentos possíveis) como bandeira e escudo institucional em tempos de cortes orçamentários e eventuais desinteresses governamentais, servindo de possível modelo às instituições correlatas em outras cidades no interior da Bahia. Nesse sentido, é mister lembrar que a BMMW tem uma função fundamental dentro da Policia Militar da Bahia, pois ela é um ponto de contato sensível entre a corporação e a comunidade que atinge não apenas o nível emocional da comunidade mas também a memória e a cidadania cultural da Bahia. Por isso, a preservação e pesquisa do seu acervo é de extrema importância para o seu resgate, compreensão e sua perpetuação na posteridade.


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