Conferência Inaugural
Visualizando a história da ópera: www.carmenabroad.org | |
Clair Rowden |
Palestras
Marcadores culturais na Iconografia Musical no Brasil | |
Pablo Sotuyo Blanco |
O Grupo Pioneiro e a música: estudo sobre a iconografia dos pintores Eufrônio, Eutímides e Fíntia | |
José Geraldo Costa Grillo |
A arte enquanto documento: a iconografia musical e a obra de Carybé | |
Maria José Spiteri Tavolaro Passos |
Mesas Redondas
A atuação de Pauline Viardot como Orfeu na versão de Berlioz da ópera de Gluck e seu impacto nas artes visuais | |
Luciana Lourenço Paes |
Estudo iconográfico em edições musicais quinhentistas: O caso das letras capitulares nas Istitutioni Harmoniche de Gioseffo Zarlino (1558) | |
Maya Suemi Lemos |
Reflexos do baile: representações da dança nas artes brasileiras em princípios do século XX | |
André Tavares |
Ícones, musicares e folias de reis: teias de associação na experiência ritual | |
Suzel Ana Reily |
Análise do tratamento iconográfico na discografia maranhense: entre a tradição e a modernidade musicais | |
Alberto Pedrosa Dantas Filho |
Entre os Tikmũ’ũn e os Yãmĩyxop. Cinema e produção de imagens no registro e tradução dos cantos | |
Rosângela Pereira de Tugny |
Um arquiteto da música: notas sobre a obra de Miguel Dutra na São Paulo do Oitocentos | |
Marcos Tognon |
Iconografia da música nos cemitérios brasileiros: a recepção dos instrumentos musicais da Antiguidade grega nos monumentos funerários | |
Fábio Vergara Cerqueira |
A representação de instrumentos musicais na escultura ornamental entre os séculos XVII e XVIII | |
Mozart Alberto Bonazzi da Costa |
Considerações sobre a montagem de Il Guarany de Carlos Gomes no IV Festival Amazonas de Ópera | |
Luciane Páscoa |
Revendo o legado de José Cândido da Gama Malcher (1853-1921) no centenário de seu desaparecimento: os figurinos de Luigi Bartezago (1820-1905) para a ópera Bug Jargal (1890) | |
Marcio Pascoa |
Os camarotes e seus espaços | |
Paulo Mugayar Kuhl |
Comunicações
La aventura marítima de Arión: mito y realidad | |
María Isabel Rodríguez López |
O Mistério de Osíris: Elementos cênicos nos Festivais do Antigo Egito | |
Lucia Gomes Serpa |
A representação de danças acompanhadas em pintura rupestre: um estudo crítico de caso brasileiro | |
Giusepe Augusto Araújo, Pablo Sotuyo Blanco |
“Ouvide agora senhores, uma história de pasmar” – A música na “Nau Catrineta” de Almada Negreiros | |
Cláudia Sofia Pinto Sousa |
A iconografia musical em Frida Kahlo: o caso do quadro "Autoretrato com cabelo cortado" (1940) | |
Fernanda Guerra Silvestrim, Luciane Viana Barros Páscoa |
Sonatas, sinfonías y ensoñaciones musicales: mujeres al piano y correspondencias artísticas en el simbolismo | |
Ruth Piquer Sanclemente |
Sons Imaginados: Inscrevendo eventos acústicos em gravuras na obra “Poemas Sem Palavras” de Wassily Kandinsky | |
Marcus Mota |
Corporalidade e humor nas capas das gravações sonoras comerciais (1992-2017) de Alejandro García Villalón “Virulo”. | |
Pablo Alejandro Suárez Marrero |
Storytelling nas capas de discos de Charles Aznavour | |
Heloísa de Araújo Duarte Valente, Roberto Bispo dos Santos |
Minas Geraes: o que há por trás das capas? | |
Heloísa de Araújo Duarte Valente, Matheus Barros de Paula |
Capas de disco, uma performance gráfica: um estudo dos long-plays de canções francesas na década de 1970 | |
Fedro Leal Fragoso, Heloísa de Araújo Duarte Valente |
Kind of Blue e Kind of Choro: representações de pontos de escuta e do lugar do músico | |
Pablo Garcia Costa, Beatriz Magalhães-Castro |
A iconografia de escutas musicais na cidade de Uberlândia-MG: reflexões sobre os espaços sociais da prática musical | |
Samuel Alexandre Alves de Lima, Lilia Neves Gonçalves |
O espaço de expressão do piano nas salas de concerto do complexo Espaço Cultural e Escola Técnica de Artes da UFAL: um estudo a partir da iconografia da performance musical. | |
Nilton da Silva Souza |
A representação de espaços de apresentação musical na Base de Dados RIdIM-Brasil | |
Pedro Ivo Vieira e Assis Araújo, Pablo Sotuyo Blanco |
O exótico Brasil no imaginário da Casa Lucca | |
Lucas D'Alessandro Ribeiro, Marcos da Cunha Lopes Virmond |
O iemoto sēido do Koto desterritorializado | |
Mateus Hayasaka, Marcos da Cunha Lopes Virmond |
Leopold Sédar Senghor e Mateus Aleluia: o imaginário em Koumba Tâm | |
Valquíria Alexandre Câmara, Beatriz Magalhães-Castro |
Representaciones del siku: un contraluz entre análisis iconográfico y organológico de instrumentos de tubos verticales en el área de Tarapacá | |
Agustín Ruiz |
A autoetnografia revelando lugares de escuta na Zona Leste de São Paulo: um estudo pela Iconografia Musical | |
Diósnio Machado Neto |
Iconografia Musical no Brasil nas caricaturas de Rafael Bordalo Pinheiro (1875-1879): espaço de experiência e sensibilidade política | |
Gilberto Vieira, Luzia Aurora Rocha |
Violeiro: reflexão sobre representação e imaginário | |
Cleisson Melo |
Transitando entre imagens, músicas e história: A “Série Partituras para Acordeon e Harmônio”, Coleção Conservatório de Música da UFG, Laboratório de Musicologia Braz Wilson Pompeu de Pina Filho (LABMUS - EMAC / UFG) | |
Ana Guiomar Rego Souza, Danilo Ribeiro da Silva Miranda |
Cornélio Pires e sua Turma Caipira: a iconografia musical dos discos do Selo Vermelho | |
Carlos da Veiga Feitoza, Beatriz Magalhães-Castro |
Iconicidade em música ubíqua | |
Brendah Freitas, Carlos Mario Gómez Mejía, Marcos Thadeu de melo, Marcello Messina, Ivan Simurra, Damián Keller |
Lettera Amorosa - a revolução maneirista: a ambientação visual de um concerto que versa sobre o universo estético do maneirismo artístico | |
Augusto Caymmi, Rafael Luis Garbuio |
A linguagem técnica como iconografia da engenharia de áudio: uma abordagem sobre o valor estético sonoro agregado no "input list", mapa de palco e "rider" técnico | |
Ralmon Sousa Pereira |
Imagem, Música... Audição: Desafios patrimoniais na materialização do som na Colecção da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça | |
Luzia Aurora Rocha, Nuno Prates |
Desafios do Museu Virtual de Instrumentos Musicais no ciberespaço | |
Adriana Olinto Ballesté, Ana Cristina Valentino, Álea de Almeida |
Fotografias do Acervo Pe. Jaime Diniz: uma proposição de tratamento informacional por meio da análise documentária | |
Wheldson Rodrigues Marques |
Olhar Patativa do Assaré: representações do mítico sertão-gênese | |
Myrlla Muniz Rebouças, Beatriz Magalhães-Castro |
Do Lombo do Cavalo ao Desfile Cívico: espaços e representações na atuação da Corporação Musical Santa Cecília – Itabirito/MG | |
Filipe Nolasco, Edite Rocha |
A Folia do Divino de Planaltina em sua iconografia: da fé às imagens | |
Givas Demore, Beatriz Magalhães-Castro |
Todo Carnaval tem seu fim: registros iconográficos dos foliões na cena musical novecentista de Formiga (Minas Gerais) | |
Vinícius Eufrásio, Edite Rocha |
Luiz Gonzaga: Figuras do cotidiano imagético musical do compositor em capas de disco. Uma iconografia musical do afeto. | |
Elizabeth Maria Carneiro |
A iconografia da figura humana de Xisto Bahia: análise de retratos e gravuras | |
Luciano André da Silva Almeida |
Luigi Bartezago, Carlos Gomes, Paschoal Musella e Morena | |
Marcos Virmond, Lenita Waldige Mendes Nogueira |
A iconografia musical nas partituras do compositor Valdemar de Oliveira e sua classificação nos gêneros considerados à época como populares e eruditos | |
Sérgio Deslandes, Armindo Ferreira |
Análise sobre a iconografia presente na Tese de Doutoramento intitulada Musicotherapia de Valdemar de Oliveira da Faculdade de Medicina da Bahia em 1924 | |
Sérgio Deslandes, Ítalo Fernandes da Silva |
A invenção da brasilidade musical: racialização dos aspectos iconográficos da música brasileira. | |
Jonatha Maximiniano do Carmo, Loque Arcanjo Junior |
“Ver e ouvir” a banda: a investigação videográfica em diferentes contextos de atuação da Corporação Musical Cachoeira Grande (MG) | |
Ana Carolina Malaquias Pietra, Edite Rocha |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .