Última alteração: 2018-07-29
Resumo
A cultura barroca em Minas Gerais, ao longo de seu desenvolvimento, foi proporcionada por uma transformação de ordem social, politica, econômica e religiosa. Esses fatores contribuiram na Colônia para a formação de uma sociedade que fez germinar uma arte desenvolvida dentro de suas particularidades. O estilo e a cultura barroca representados, principalmente, pela exuberancia das formas ornamentais e pela grandeza dos rituais sagrados e profanos, atuam como instrumento de afirmação gloriosa dos poderes espiritual e temporal que liberavam suas verdades.
Neste contexto, há, sugundo nosso entendimento, um inter-relacionamento entre a música executada em Minas Gerais, durante o século XVIII e primeira metade do século XIX, e os acontecimentos de ordem social, econômica, política e cultural. Se isso ocorre com as artes de uma maneira geral, conforme já demostrado por outros pesquisadores, como por exemplo, ÁFONSO. A (1980), VERGUEIRO. L (1983), CURT LANGE (1977) e MACHADO (1977 e 1978) em suas obras: O Lúdico e as projeções do mundo Barroco, Opulência e miséria das Minas Gerais, A Música Barroca, Arquitetura e artes plásticas e Barroco Mineiro, respectivamente, o mesmo deveria ocorrer com a linguagem expressiva que é a música, permitindo que tais inter-relacionamentos pudessem ser detectados através dos diferentes registros, sobretudo os iconograficos.
Assim sendo o presente trabalho foi desenvolvido com os seguintes objetivos:
-estabelecer correlações entre a música e as demais manifestações artisticas, tais como a arquitetura, artes visuais e artes decorativas, o mobiliário.
-identificar a relação desses eventos artisticos com a vida cotidiana, através dos registros iconográficos, realizados ao longo do tempo já mencionado.
-estimular uma analise crítica dos diferentes usos que foram dados aos instrumentos musicais.