Última alteração: 2015-06-22
Resumo
Com a necessidade de difundir os escritos musicais, as partituras, a gravura tem forte ligação com esta linguagem no campo artístico. Uma das primeiras funções da gravura foi difundir a fé e os ensinamentos bíblicos, através de ilustrações das escrituras. As cenas moralizantes eram difundidas para compreensão de todos, já que a maioria das pessoas não sabia ler. A representação da escrita musical foi acompanhando a evolução das técnicas da gravura, a partitura musical foi explorada através da xilografia, da calcografia e da técnica da litografia. Com essas técnicas, a gravura cumpriu seu papel de multiplicador através de uma matriz geradora da imagem. A técnica da litografia, termo de origem grega composta pelas palavras lithos (pedra) e graphein (escrever), entre as técnicas da gravura artística, foi a última a ser descoberta e que teve uma grande evolução nos meios gráficos. A litografia foi inventada pelo checo Aloysius Senefelder (1771-1834) em que os princípios básicos da impressão a partir da pedra foram por ele equacionados. Senefelder apostou na sua antiga paixão, o teatro, em que ele pretendia não só compor suas peças, mas também sonetos e músicas. Uma vez que não encontrava entusiasmo por parte dos editores, acabou por inventar um processo químico que permitia uma impressão económica e menos morosa que os procedimentos gráficos da época. A partir da litografia as partituras foram feitas de maneira mais prática, sendo uma técnica planográfica, possibilitando uma maior tiragem e diminuindo os custos do produto. Analisando esta trajetória gráfica, o objetivo desta comunicação é apresentar um panorama da gravura e levar aos pesquisadores desta área uma percepção, com um olhar minucioso, nas partituras encontradas em acervos, fundações e museus. Permitindo a identificação da técnica de impressão em suas paginações ou nas capas ilustradas destes escritos musicais.