Apresentação
Apresentação | |
Pablo Sotuyo Blanco |
Conferência principal
Iconografía musical versus instrumentos musicales: una relación historiográfica renovada en el siglo XXI | |
Cristina Bordas Ibañez |
Palestras
Seduced by Another’s Art. A discussion on the power of transference in Roberto Sierra’s Kandinsky | |
Silvia Lazo |
A música de farda: análise iconográfica da publicação Uniformes do Exército Brasileiro – 1720-1922, desenhado e aquarelado por José Wasth Rodrigues | |
Mary Angela Biason |
Iconografia em Performance ou será que as formigas veem o céu de outra cor? | |
Isabel Porto Nogueira |
Mesas Redondas RIdIM-Brasil
Causa nostrae laetitiae – permanências e transformações nas sucessivas versões de uma iconografia musical mariana | |
Wellington Mendes da Silva Filho |
Iconografia musical: possibilidades de pesquisa em conjuntos documentais arquivísticos | |
Marcelo Nogueira de Siqueira |
Cláudio Santoro: pintor? | |
Beatriz Magalhães-Castro |
As imagens do músico caipira: ideias topificadas e tropificadas na consubstanciação de uma referência cultural paulista | |
Diósnio Machado Neto |
Últimos dias de Carlos Gomes, de Domenico de Angelis e Giovanni Capranesi | |
Luciane Páscoa |
Inventário iconográfico dos maracatus-nação de Pernambuco: transformações e permanências | |
Isabel Cristina Martins Guillen |
Representações iconográficas nos impressos musicais do século XIX no Brasil | |
João Berchmans Sobrinho |
Comunicações
O Mestre da Música e o Mestre da Dança na Iconografia Musical Barroca em Portugal | |
Luzia Aurora Rocha |
A melodia de Orfeu: Arte, harmonia e religiosidade nas pinturas da igreja dos jesuítas em Salvador, Bahia | |
Belinda Maria De Almeida Neves |
Silvestro Ganassi e o conceito de Ut Pictura Musica na primeira metade do século XVI | |
Giulia da Rocha Tettamanti |
Gammaut: representações da escala musical no século XVI | |
Nathália Domingos |
A música dos nativos na visão de Koch-Grünberg: uma análise iconográfica da obra Vom Roroima zum Orinoco | |
Áquilas Torres de Oliveira, Gustavo Frosi Benetti |
O maracá na sociedade Tupinambá: representações iconográficas e textuais quinhentistas | |
Eduardo Sola Chagas Lima |
A mensagem sonora e iconográfica presente na Anunciação de Fra Angelico e algumas resignificações presentes em Salvador | |
Mônica Farias Menezes Vicente |
A iconografia musical na pintura São Lourenço de Bríndisi na vitória de Alba Real da Igreja de São Sebastião em Manaus | |
Carrie Carolinne Evans Rodrigues |
Os anjos músicos da catedral: estudo iconográfico musical sobre a pintura do altar mor da catedral metropolitana de Aracaju (SE) | |
Thais Fernanda Vicente Rabelo |
Iconografia e Exotismo em Il Guarany de Antônio Carlos Gomes | |
Marcos da Cunha Lopes Virmond, Lenita Waldige Mendes Nogueira, Rosa Maria Tolón |
REPRESENTAÇÕES DE MULHERES NA MÚSICA: INVENTÁRIO E CATALOGAÇÃO DE OBRAS DE ARTE EM BASE DE DADOS DE ARTES VISUAIS | |
Tharine Cunha de Oliveira |
Sobre o discurso não verbal de MINAS: uma análise discursiva da capa do álbum de 1975, de Milton Nascimento | |
Luciano Cintra Silveira |
Vestir preto em concerto: breve nota iconográfico-musical | |
Marcio Pascoa |
Personagens musicais da Bahia em quatro décadas: uma iconografia musical | |
Marineide Marinho Maciel Costa, Maria da Conceição Costa Perrone |
O Acervo de Victor Sant’Ângelo e sua Orquestra: um Baile Iconográfico | |
Celso José Rodrigues Benedito |
Aspectos da iconografia musical na revista O Malho: as edições de 1902-1903, sob a direção artística de Crispim do Amaral (1858-1911) | |
Raúl Gustavo Brasil Falcón, Márcio Páscoa |
O Som da Luz | |
Genilson Conceição da Silva |
O fator sonoro/musical no processo criativo em artes visuais | |
Amanda Rosa |
CORES E SONS, ENTRE O SACRO E O PROFANO: sujeitos, lugares e práticas da música no Recife (Séculos XVIII-XIX) | |
Luiz Domingos Nascimento Neto |
A ICONOGRAFIA DO PE. JOSÉ COUTINHO NA CONSTRUÇÃO DE UMA AUTORIA ATRIBUÍDA | |
Amarilis Rebuá de Mattos, Pablo Sotuyo Blanco |
POR UMA VISUALIDADE DE ANTÔNIO CONSELHEIRO: REPRESENTAÇÕES DO BEATO ANTES E DURANTE A GUERRA TOTAL DE CANUDOS | |
Jadilson Pimentel dos Santos |
AZULEJOS DO ANTIGO SOLAR BOM GOSTO | |
Zeila Maria de Oliveira Machado |
Discutindo a descrição de fontes iconográficas relativas à música segundo Mayer Brown e Lascelle | |
Pedro Ivo Araujo, Pablo Sotuyo Blanco |
Gravura e Música: um diálogo entre linguagens | |
Evandro Sybine |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .