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Estudo de textura musical por meio de representações visuais do som
Christian Perrotta, Pablo Sotuyo Blanco

Última alteração: 2017-06-12

Resumo


Este trabalho está inserido no âmbito de uma pesquisa de mestrado, a qual tenciona criar e propor um conceito unificado para textura. O sentido musical desse termo - que atualmente já possui correspondente em diversas línguas - é relativamente recente, embora o conceito remonte aos gregos clássicos. Foram inicialmente levantados, estudados e discutidos diversos textos referentes ao assunto, com foco no século XX, período no qual a produção científica-acadêmica sobre o assunto é maior e melhor definida. Na literatura revisada, incluem-se tanto autores que lidam com a textura dentro da tradição musical escrita, tais como Boulez (1963), Berry (1987) e Leeuw (2005), dentre muitos outros, quanto aqueles inseridos na tradição da música eletrônica e eletroacústica, como Schaeffer (1966) e Kostka (2006), dentre outras referências nas áreas de teoria, composição e percepção. A partir do estudo desses autores, é possível reconhecer certa insuficiência e falta de concordância conceitual, teórica e terminológica não apenas entre autores diferentes, mas também dentro dos escritos de um mesmo autor. Lidar com essas discordâncias e insuficiências e buscar soluções para elas é um dos passos que, potencialmente, contribuirá na proposição de um conceito unificado para o termo textura musical. Como uma etapa na busca dessas soluções, procura-se também melhor entender o som e seus parâmetros musicais - altura, intensidade, duração e timbre -, uma vez que os quatro estão presentes mesmo no mais simples exemplo sonoro. É a partir da resultante desses parâmetros que se percebe textura, senda esta, quando em níveis inferiores, também formante da própria textura de níveis superiores. Um dos recursos de que se pode lançar mão para se observar tais parâmetros está nas formas de visualização do som, o que pode se dar por meio de certos softwares de manipulação sonora. Ressalta-se que não é objetivo se ater a algum software em específico, mas sim estudar as formas de visualização presentes na variedade de softwares disponíveis. Tem-se, portanto, como objetivo principal para este trabalho investigar e estudar não apenas as formas de visualização do som e os parâmetros musicais nele presentes, entendidos também como formantes de textura, por meio de softwares de manipulação de áudio, mas também, as consequências que tais imagens possam ter sobre as ideias que motivaram a sua geração e pesquisa, no intuito de, finalmente, contribuir na posterior definição unificada de textura musical.

Palavras-chave: textura musical, representação visual, parâmetros musical.

 


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