Portal de Eventos Científicos em Música, 4º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical & 2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Sistemas de Informação em Música

Tamanho da fonte: 
Fotografia de cena: uma interpretação iconológica da encenação de L'Elisir d'amore em Manaus/1999
Eva A O I L S Maia Miranda

Última alteração: 2017-06-12

Resumo


O presente artigo é resultado parcial do trabalho de pesquisa (MIRANDA, 2016) que teve como objeto a ópera L'Elisir d'amore, composta em 1832 por Gaetano Donizetti, com foco na montagem realizada na cidade de Manaus, no III Festival Amazonas de Ópera, em 1999, com direção de Iacov Hillel (PASCOA, 2000; TOLEDO, 1998). Os elementos visuais do espetáculo, em particular os trajes de cena (VIANA, 2015), foram analisados a partir de fotografias pertencentes ao acervo da produtora São Paulo Imagem/Data captadas em dois ensaios técnicos da referida montagem. Quando consideramos nossa relação com a fotografia de cena, é de se destacar a importância da imagem fotográfica como criadora de identidade e portadora de significado. Como afirma Barbieri (2012), imagens de intérpretes - caracterizados com figurinos  - são rotineiramente utilizadas como representação fotográfica do espetáculo, não raro compondo a identidade visual deste. Lançando mão da metodologia da Interpretação Iconológica, descrita por Panofsky e aplicada à imagens fotográficas por Kossoy, realizou-se análise das fotografias. Utilizamos a formulação de Francastel (1987), quando este compara o espetáculo à imagem, pois tanto esta e aquele retiram elementos visuais da realidade e utilizam-se da convenção como estrutura de comunicação. A interpretação iconográfica e a análise iconológica são abordagens que habilitam o pesquisador a decifrar as informações presentes  - implicitamente ou explicitamente - no documento fotográfico. A iconografia descreve e reconstitui os elementos visíveis na fotografia, enquanto a iconologia descobre das informações invisíveis dentro desta imagem. Após a análise comparativa entre as fotografias de cena localizadas durante a pesquisa e o acervo digital de figurinos do Theatro Municipal de São Paulo, disponibilizado na Internet (AZEVEDO e VIANA, 2006), foi possível detectar com exatidão que trajes criados por Gianni Ratto foram utilizados na supracitada encenação de L'Elisir d'amore. O cenógrafo e figurinista italiano radicado no Brasil não havia sido creditado nas montagens de São Paulo/1997 e Manaus/1999 (CASOY, 2006). Intencionamos dar nossa contribuição à história da encenação de ópera no Brasil e mais especificamente no Amazonas, coletando material iconográfico que encontrava-se em uma coleção particular e analisando os vestígios documentais de uma encenação específica desta opera.

 

Referências

AZEVEDO, Elizabeth; VIANA, Fausto. Breve Manual de Conservação de Trajes Teatrais. São Paulo: s. ed., 2006. Disponível em: <tramasdocafecomleite.wordpress.com>. Acesso em: 03 abr 2012.

BARBIERI, Donatella. Encounters in the Archive: Reflections on costume. V&A Online Journal, Issue 4, Summer 2012. Disponível em: <http://www.vam.ac.uk/content/journals/research-journal/issue-no.-4-summer-2012/encounters-in-the-archive-reflections-on-costume>. Acesso em: 20 nov 2014.

CASOY, S. Ópera em São Paulo: 1952-2005. 1.ed. São Paulo: Edusp, 2006. Disponível em: < https://books.google.com.br/books?id=6Dg4o-lfsXMC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v =onepage&q&f=false>. Acesso em: 22.dez.2013

FIGURINOS DO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO. Acervos Artísticos e culturais da cidade de São Paulo. Website: <http://acervosdacidade.sp.gov.br>.

FRANCASTEL, Pierre. A realidade figurativa: elementos estruturais de sociologia da arte. São Paulo: Perspectiva, 1973.

FRANCASTEL, Pierre. A imagem, a visão e a imaginação. Lisboa: Edições 70, 1987. Trad. Fernando Caetano. 240p.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história. 2 ed. Rev. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. Disponível em: < https://books.google.com.br/books?id=lZ83IeRyy1oC&printsec =frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false > Acesso em: 07 fev 2016.

______________. Realidades e ficções na trama fotográfica. 3 ed. Cotia : Ateliê Editorial, 2002. Disponível em: <https://books.google.com.br/books/about/Realidades_e_fic%C3%A7%C3%B5%CC%83es_na_trama_fotogr.html?hl=pt-BR&id=GOBVH-YSD-YC&redir_esc=y>. Acesso em 05 fev 2016.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 1991 (1a. Ed. original 1955).

PÁSCOA, Márcio. Cronologia Lírica de Manaus. Manaus: Editora Valer e Governo do Estado do Amazonas, 2000.

TOLEDO, Roberto Pompeu de. Encontro de mundos: Europa Oriental e Amazônia fundem-se numa orquestra em Manaus. Veja, São Paulo, n. 1571, p.92-96, 04 nov. 1998. Semanal. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/acervodigital/>. Acesso em: 02 fev. 2015.

VIANA, Fausto. O traje de cena como documento. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.


Texto completo: PDF