Portal de Eventos Científicos em Música, 4º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical & 2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Sistemas de Informação em Música

Tamanho da fonte: 
Documentos iconográficos e musicais na Biblioteca Nacional: histórico, gestão e tratamento
Luciana Grings

Última alteração: 2017-07-04

Resumo


Histórico das divisões de Iconografia e Música e Acervo Sonoro na Biblioteca Nacional do Brasil, bem como das práticas de gestão e tratamento dos acervos.
Embora a coleção da Real Biblioteca portuguesa, no século XIX, já contivesse material iconográfico e musical, o estabelecimento das divisões específicas para cada material na Biblioteca Nacional só se deu depois de algum tempo – no caso da divisão de Música, um século e meio depois da instalação da Biblioteca no Brasil. Atualmente, o processamento das coleções é realizado distintamente, ocorrendo em diversos setores, para que a cada peça seja dado o tratamento técnico mais adequado. Hoje em dia, as divisões de Iconografia e Música da BN concentram boa parte dos tesouros documentais da instituição, incluindo peças integrantes do programa Memória do Mundo da UNESCO como a Coleção Thereza Cristina Maria e os manuscritos musicais de Carlos Gomes e Ernesto Nazareth.

Texto completo: PDF