Portal de Eventos Científicos em Música, 5º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

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A iconografia musical de Bajado na Fundação Joaquim Nabuco
Albertina O. Lacerda Malta

Última alteração: 2020-04-11

Resumo


Esta proposta visa apresentar, descrever e discutir a produção iconográfica musical presente na coleção de pinturas do artista plástico pernambucano, Euclides Francisco Amâncio, conhecido mundialmente como Bajado (1912 - 1996), pertencente à Fundação Joaquim Nabuco. A obra de Bajado (que inclui vasta produção de pinturas, murais, charges e cartazes) é referência da chamada arte popular brasileira. Figura importante para as gerações que o sucederam em Pernambuco pintou temas da cultura de seu estado, como por exemplo, o Carnaval de Olinda, as festas de rua e o povo. Suas personagens ganham traços fortes, semelhantes aos das histórias em quadrinhos, que conferem às cenas tom irônico e gozador, o que faz de Bajado testemunha crítica da realidade, como observou oportunamente o artista plástico João Câmara. Apesar de o artista ser reconhecido nacional e internacionalmente, a coleção de pinturas, sob custodia da Fundação Joaquim Nabuco, contém um conjunto iconográfico musical pouco conhecido pelo grande público, o que motiva este trabalho. Assim, baseados na análise iconológica proposta, em 1939, por Erwin Panofsky (descrição pré-iconográfica, estudo iconográfico, análise iconológica), este estudo fornecerá a descrição pré-iconográfica das obras de Bajado aqui estudadas (incluindo as fichas de catalogação na Base RIdIM-Brasil), junto com o estudo iconográfico e análise iconológica do conjunto como um todo que, adiantamos, aponta para uma visão crítica bastante irônica do meio social por ele observado e representado.

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