Portal de Eventos Científicos em Música, 5º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

Tamanho da fonte: 
Departamento de Patrimônio Histórico de Roraima: Estudo preliminar do acervo iconográfico musical
Áquilas Torres de Oliveira, Gustavo Frosi Benetti

Última alteração: 2020-04-11

Resumo


Departamento de Patrimônio Histórico de Roraima: Estudo preliminar do acervo iconográfico musical

 

Sobre a música produzida em Roraima existem poucos trabalhos, gerando pouca informação acerca de sua atividade musical desse Estado. Uma das ações possíveis para mudar tal quadro é a  sistematização dos acervos. Pensado nessa demanda verificou-se a possibilidade de aplicar conhecimento de arquivologia e musicologia no acervo do Departamento de Patrimônio Histórico de Roraima, um dos principais acervos sobre o passado musical roraimense.

Nesse acervo público encontram-se livros, jornais, CD, documentos oficiais e fotografias, contendo dados importantes desse passado roraimense. As fotografias, foco deste trabalho, podem  ser identificados eventos musicais variadas, como apresentações da Escola de música de Roraima – EMuRR, Festas juninas promovidas pelo Estado, apresentação de grupos de capoeira, Coral do Estado de Roraima, apresentação de bandas em várias formações e estílos, dentre outras registros musicais. Constituindo um campo amplo ainda pouco explorado das atividades musicais do Estado.

 A proposta deste trabalho é apresentar uma caracterização do material contido no acervo, privilegiando a iconografia musical, fazendo uso da proposta histórica de Heloísa Belloto (2006), entendendo “o documento é qualquer elemento gráfico, iconográfico,
plástico ou fônico pelo qual o homem se expressa”, e proposta metodológica dos musicólogos Blanco e Cotta (2006).

Entre outras reflexões fez-se uso de Blanco e Cotta (2006), no entendimento da pesquisa documental sistemática como importante para o trabalho do musicólogo e também na apropriação de conceitos da arquivologia aplicados a musicologia histórica. Com Belloto (1991), usando o Princípio de respeito aos fundos arquivísticos, que consiste no processo arquivístico que considera importante o lugar de origem dos documentos, sem misturá-los indistintamente. Ação importante já que o referido arquivo recebe constantemente materiais de várias localidades (inclusive durante o período pesquisado).

Esse trabalho de caráter inicial, é importante pois produziu subsídios para pesquisas musicológicas sobre a vida musical roraimense, identificando a necessidade na continuidade da organização do arquivo, como por exemplo, a discussão coletiva sobre a organização arquivística e a produção de instrumento de busca, ambas ações propostas por Blanco e Cotta 2006.


Texto completo: PDF