Portal de Eventos Científicos em Música, 6º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

Tamanho da fonte: 
Lettera Amorosa - a revolução maneirista: a ambientação visual de um concerto que versa sobre o universo estético do maneirismo artístico
Augusto Caymmi, Rafael Luis Garbuio

Última alteração: 2022-02-24

Resumo


O Maneirismo artístico tem como uma de suas bases estéticas o conceito do "labirinto de ideias" (CAYMMI, 2019). Utilizado na ambientalização visual de uma série de concertos do Madrigal da UFBA realizada na temporada de 2018 cujo repertório formava-se de Madrigais Italianos do final do Renascimento considerados Maneiristas, o cartaz de divulgação da apresentação "lettera amorosa" trazia uma composição visual conceitualmente semelhante a tal estética. Sua principal característica consistia em que à medida que o expectador aproximava a imagem com os dedos (utilizando o recurso do zoom), as ideias se revelavam de uma maneira misteriosa e um tanto abstratas. Este escrito pretende fazer um paralelo entre os diversos significados que compõe o cartaz, com tal base da estética Maneirista. Assim, é gerada uma interpretação conceitual do Maneirismo, inserida na contemporaneidade, ou seja, a aplicação de um conceito da época com uma poética atual.

O Maneirismo foi um movimento estético que se posicionou na fase final do Renascimento, com uma postura de criação de elementos pictóricos conceituais que se afastavam da busca pela reprodução perfeita da natureza. Cada elemento da paisagem pictórica carregava consigo questões pertinentes a sua época. Existia ali um pensamento de criação na atitude artística dos maneiristas, onde a reprodução da realidade se desdobra também em elementos conceituais propostos pelos artistas. No século XXI a arte abstrata é uma resposta para a problemática de saturação da arte figurativa, portanto é plausível o uso da sua estética (CAYMMI, 2019).  Assim, com um grande nível de abstração, o concerto Lettera Amorosa foi ambientalizado em um cartaz que sintetizava uma "alegoria" do amor, composto por diversos elementos gráficos aparentemente abstratos, mas que trazem significados relacionados ao tema (PANOFSKY, 2009, p. 51). Como o pintor maneirista Giuseppe Arcimboldo, que usa em suas pinturas frutas para compor uma figura humana, o cartaz se utilizou de formas abstratas que juntas geravam a imagem alegórica de um "coração", numa "figura prenhe de sentido" dando a pregnância do ícone do amor nos dias atuais (FREEDBERG, 1971, p. 17).

O concerto Lettera Amorosa realizado pelo madrigal da UFBA criou através da música uma ponte entre dois períodos distintos das artes, o Maneirismo (motivo estético do concerto) e as abstrações contemporâneas (lócus da poética do artista), seu cartaz de divulgação tornou-se o elo físico entre as obras desses períodos distintos. Assim, é possível analisar com essa pesquisa, a aplicação de conceitos do passado na composição contemporânea do cartaz, que responde a questões pertinentes sobre conceitos visuais do presente, gerando assim uma obra atual com elementos da estética Maneirista.


Texto completo: PDF