Portal de Eventos Científicos em Música, 6º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

Tamanho da fonte: 
Transitando entre imagens, músicas e história: A “Série Partituras para Acordeon e Harmônio”, Coleção Conservatório de Música da UFG, Laboratório de Musicologia Braz Wilson Pompeu de Pina Filho (LABMUS - EMAC / UFG)
Ana Guiomar Rego Souza, Danilo Ribeiro da Silva Miranda

Última alteração: 2021-05-16

Resumo


O acervo musical do "Laboratório de Musicologia Braz Wilson Pompeu de Pina Filho (LABMUS EMAC)" é significativo em quantidade e qualidade, possuindo manuscritos e partituras para diferentes formações vocais e instrumentais, documentos de teor administrativos com valor histórico e cultural, fotografias, discos em vinil, CDs, DVDs, cartas, se constituindo em importante fonte de pesquisa. Ao investigar os documentos constantes na "Coleção Conservatório de Música da UFG", nos deparamos com uma série de partituras para acordeon e harmônio, de diferentes gêneros musicais - tangos, baião, boleros, MPB, temas da "Era de Ouro do Rádio", da "Jovem Guarda" -, dentre outras, datadas de 1920 a 1960. Mesmo apresentando diferentes datas, editoras, compositores, gêneros e estilos, esta série tem em comum, além de sua instrumentação, capas que suscitaram questionamentos relativos a imagens aparentemente dissociadas do conteúdo musical. Pretendemos compreender diferentes aspectos desse material, através de análise de base iconológica a partir de Erwin Panofsky em diálogo com análise musical de base fenomenológica. Os documentos em questão trazem um recorte da história da música no Brasil, através de referências visuais e estéticas, nas quais evidenciam-se músicas e músicos que faziam sucesso e mesmo a tradição de se fazer música em ambientes fora do circuito profissional, o que justifica a impressão de partituras com arranjos facilitados. Memórias que se articulam com o presente através do imaginário.

Palavras-chave: Capas de partituras; acordeon; décadas de 1920 a 1960; imagens, músicas e história, LABMUS EMAC.

Bibliografia:

CHRISTENSEN, Erik. Music Phenomenology: A Tool for Describing the Listening Experience based on the applied phenomenology of Thomas Clifton, Lawrence Ferrara and Don Ihde. In Music Listening, Music Therapy, Phenomenology and Neuroscience. PhD Thesis, Aalborg University, Denmark, 2012.

PIFANO, Raquel Quinet. História da Arte como História das Imagens: A Iconologia de Erwin Panofsky. Fênix - Revista de História e Estudos Culturais. Setembro/ Outubro/ Novembro/ Dezembro de 2010 Vol. 7 Ano VII.

CASTRO, Beatriz Magalhães. Três séculos de iconografia da música no Brasil de Mercedes Reis Pequeno: visualidade e construção de identidades na prática musical brasileira. In: SOTUYO BLANCO, Pablo (Org.). Estudos luso-brasileiros em iconografia musical. Salvador: EDUFBA, 2015, p. 11- 32.

LEITE, Edson. Iconografia Musical: a tradição das imagens. In ARANHA, Carmen S. G.; LEITE, Edson Roberto; RODOLFO, Guilherme W. (EDS.). MusicArte. Campo dos Sentidos. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2017.

MEDEIROS, Daniel Ribeiro; NOGUEIRA, Isabel Porto. Cartazes de festivais de rock de Pelotas (1990) Comunicabilidade, práticas socioculturais e iconografia que ecoam de documentos de uma cena underground local. In SOTUYO BLANCO, Pablo (Org.). Estudos Luso-Brasileiros em Iconografia Musical, Salvador: EDUFBA, 2015.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspectiva, 1991.

SILVA, L. P. C.; PÁSCOA, L. V. B. Uma abordagem iconográfica musical da obra O Violeiro de Almeida Júnior. Revista Música Hodie, Goiânia, V.18 - n.2, 2018, p. 245-253

 


Texto completo: PDF