Portal de Eventos Científicos em Música, 6º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

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O Grupo Pioneiro e a música: estudo sobre a iconografia dos pintores Eufrônio, Eutímides e Fíntia
José Geraldo Costa Grillo

Última alteração: 2021-04-29

Resumo


Os gregos antigos utilizavam a cerâmica em sua vida cotidiana, como objetos para comer e beber. Esta cerâmica era, geralmente, pintada; no caso de Atenas e sua região, a Ática, os vasos foram pintados, primeiramente, na técnica chamada de figuras negras, visto que a figuras eram feitas a partir de uma silhueta com verniz negro, mantendo-se o restante da pintura na cor natural da argila, o vermelho; os detalhes do desenho eram incisados; posteriormente, por volta de 530 a.C., os pintores atenienses inventaram a técnica das figuras vermelha, que consistiu na inversão da anterior, pintando o vaso com verniz negro e mantendo as figuras na cor da argila; mas, com a novidade de fazer o desenho com pincel; o que representou um avanço técnico na pintura. O Grupo Pioneiro esteve em atividade entre 520 a 500 a.C. e foi assim chamado por causa do caráter e coerência de seus pintores como um grupo e do fato de serem artistas consumados – os primeiros a dominar a nova técnica. Eles têm características estilísticas em comum e partilham, também, o interesse por alguns temas, como a música. Estuda-se as representações musicais de Eufrônio, Eutímides e Fíntia, os principais pintores do grupo, com vistas a detectar suas motivações e intenções.


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