Visão Geral

OBJETIVO

Congregar pesquisadores, técnicos, profissionais, docentes e estudantes das áreas de Música, Musicologia, Etnomusicologia, História, Antropologia, Arqueologia, Artes Visuais, Museologia, Conservação, Ciência da Informação e outras áreas afins, tanto em nível nacional quanto internacional, interessados nas fontes visuais relativas à cultura da Música enquanto objeto de pesquisa e/ou fonte de informação, promovendo o intercâmbio de experiencias e informações ao longo de conferências, palestras, mesas redondas, sessões de comunicações e debates, reuniões de trabalho e minicursos.

 

LINHAS TEMÁTICAS

O tema geral do 7º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical, “Iconografia Musical: criação, produção, usos e funções” será desdobrado nos seguintes eixos temáticos:

a) Iconografia Musical e sua criação, produção, circulação e recepção nas tradições culturais e/ou culturas tradicionais;

b) Iconografia Musical enquanto objeto de pesquisa: abordagens ontológicas, epistemológicas, teóricas, práticas, metodológicas, processuais, patrimoniais, técnicas e/ou informacionais;

c) Fronteiras e desafios nos usos e funções da iconografia musical na cultura artística e musical, canônica ou tradicional;

d) Fontes visuais relativas à música e sua informação nas diversas tradições culturais; e,

e) Desafios patrimoniais, museológicos, técnicos, tecnológicos, culturais e éticos em torno da criação, produção, usos e funções da iconografia relativa à música na cultura geral e/ou artística.

Durante os cinco dias do evento, esses eixos temáticos serão desenvolvidos em conferências, palestras, mesas redondas especialmente dedicadas à busca da compreensão dos processos criativos e produtivos da iconografia relativa à cultura da música e suas dinâmicas de usos e funções na cultura e sua indústria. A lista de linhas temática referida guiará também a submissão de comunicações a serem avaliadas por pares segundo o sistema blind-peer review.

Os textos aprovados e apresentados serão publicados nos Anais do evento (em CD-Rom) pelo RIdIM-Brasil. Os textos das conferências e palestras serão organizados em livro eletrônico a ser publicado pela UFAL em parceria com o RIdIM-Brasil, incluindo os textos das comunicações merecedoras do Prêmio RIdIM-Brasil 2023.

CALENDÁRIO / CRONOGRAMA

Chamada de trabalhos – 26 de dezembro de 2022 a 15 de maio de 2023

Avaliação por pares – 16 a 31 de maio de 2023

Publicação dos Resultados – até 5 de junho de 2023

Publicação online do caderno de resumos no site do evento (pdf) – 1 de julho de 2023

Envio da versão final dos textos completos das comunicações aprovadas – até 15 de julho de 2023

Realização do evento – 17 a 21 de julho de 2023