Portal de Eventos Científicos em Música, 4º Congresso da ABMUS

Tamanho da fonte: 
Musicologia e processos criativos: Discussão do período de Richard Wagner em Paris (1839-1842):
Marcus Mota

Última alteração: 2023-10-24

Resumo


 

 

A recepção da estadia de quase três anos em Paris oscila entre os motivos do heroísmo do artista faminto e um projeto falhado de vencer na capital da ópera (WAGNER,1963; VAZSONYI,2010). Comum a estes motivos, é o entendimento imediato de uma interrupção do cotidiano com processos criativos dramático-musicais em sua completude, da concepção, roteiro, composição musical e performance e, disso, um hiato criativo, o que qualificaria o tempo em Paris como um fracasso.

Nesta comunicação tal perspectiva, que privilegia o produto sobre o processo, é revista, levando em consideração outra atividade que começa a ser enfatizada por Wagner enquanto ele se encontra afastado dos teatros: a escrita ensaística. Mais que escrever para ter dinheiro para comer e pagar o aluguel, ou se projetar no espaço público em que circulam ideias e mercadorias, foi nos artigos para jornais que Wagner experimentou propostas, gêneros e soluções para seus impasses artísticos e existenciais (POTTINGER,2015, Le HIR 2014). Como um diário íntimo ambivalentemente exposto, tais artigos jornalísticos são ao mesmo tempo processos criativos e esboços de materiais que mais tarde seriam elaborados em sua carreira.

Um dos diferenciais de Wagner, e a partir da experiência de Paris, foi justamente a produção de uma recorrente ensaística de auto-intepretação. Pensar suas obras e pensar sobre si mesmo foram dois aspectos inseparáveis. Uma análise das obras completas de Richard Wagner demonstra esse desdobramento e complementariedade entre o músico-poeta e o escritor (GSD; KÜHNEL,1992; GREY,1995).  A partir disso, seria plausível lançar uma provocativa hipótese: todo processo de autoconsciência e reflexão é também processo criativo.

 

 

Referências

ALLEN, Robert & SKELTON, Geoffrey (orgs.) Wagner writes from Paris: stories, essays, and articles by the young composer. Nova York : J. Day Co., 1973.

VAZSONYI, Nicholas. Richard Wagner. Self-Promotion and the Making of a Brand. Nova York: Cambridge University Press, 2010

COLEMAN, Jeremy. Wagner in Paris. Translation, Identity, Modernity. Woodbridge: The Boydell Press, 2019.

Le HIR, Sabine. Wagner et Paris (1830-1839): une étape de apprentissage. Revue de Musicologie , 100. 2, p. 357-377, 2014.

GREY, Thomas. Wagner's Musical Prose. Texts and Contexts. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

KÜHNEL, Jürgen. The Prose Writings. In: Wagner Handbook. Ed. by Ulrich MÜLLER/Peter WAPNEWSKI. Cambridge, Mass./London, p. 565-651,1992.

POTTINGER, Mark. Wagner in Exile: Paris, Halévy and the Queen. Nineteenth-Century Music Review, 12.2, p. 253-284, 2015.

WAGNER, Richard. Mein Leben. Munique: List, 1963.

WAGNER, Richard. Wagner, Richard. Gesammelte Schriften und Dichtungen. 10 vols. Leipzig: Fritzsch, 1871–1883. Doravante GSD.

 

 

 

 


Palavras-chave


Richard Wagner; Processo criativo; Jornalismo; Paris