COMUNICAÇÕES
MÚSICA E ESTUDOS DE GÊNERO: relato e divulgação científica de uma vivência em uma disciplina de História da Música na pós-graduação | |
Hugo Romano Mariano |
Musicologia, esquecimento e memória: o caso dos Festivais da Guanabara | |
Semitha Matos Heloisa Cevallos |
Contribuições dos modelos historiográfico-musicais propostos no Uruguai no século XX para pensar a musicologia no século XXI | |
Leonardo Manzino |
Negociando o universal: afiliações e disputas na apropriação da música de concerto no Brasil | |
Marta Castello Branco |
Saudade e Identidade Cultural Brasileira: Um Diálogo Semiótico entre Pintura e Música | |
Cleisson Melo |
"É nesta Lisboa, figura de proa da nossa canção": visões das Fado Bicha através das televisões. | |
Caio Felipe Mourão |
Musicologia e processos criativos: Discussão do período de Richard Wagner em Paris (1839-1842): | |
Marcus Mota |
BREVE RELATO DAS ATIVIDADES DO MAESTRO JOSÉ MOREIRA LOPES EM CAMPINAS/SP | |
Claudia Felipe da Silva |
Reunião de acervos brasileiros de instrumentos musicais no Museu Virtual de Instrumentos Musicais MVIM | |
Adriana Olinto Ballesté, Ana Cristina Valentino, Daniel dos Santos |
ENTRE NOTAS E FREQUÊNCIAS: o arquivo da Banda de Música da Policia Militar da Paraíba | |
Amarilis Rebuá de Mattos |
História institucional da música erudita no Espírito Santo: análise crítica da bibliografia | |
Wesley Nascimento Higino Paula |
Epistemologias da complexidade: uma caixa de ferramentas para a história da música e para a musicologia? | |
Maya Suemi Lemos |
Por uma Musicologia Cultural | |
Carlos Ernest Dias |
Aerofones pré-históricos no Brasil: o caso das flautas e apitos no MAX/UFS | |
Giusepe Augusto Araujo |
Banda de Pífanos Esquenta “Muié” de Marechal Deodoro, Alagoas: resgate, transcrição e análise do repertório. | |
Kleber Dessoles Marques, Nilton da Silva Souza |
Discussões sobre gênero e música a partir de biografias presentes na literatura acadêmica: uma revisão sistemática integrativa | |
Maria Rúbia de Moraes Andreta, Susana Cecilia Igayara-Souza |
MAESTRO JOÃO EDUARDO PEREIRA: uma vida dedicada à música | |
Amarilis Rebuá de Mattos |
O Conservatório Musical de Santos: uma instituição cultural em trânsito | |
Raphael Fernandes Lopes Farias |
Duas cartas de Guarnieri | |
Arysselmo Lima, Marcos da Cunha Lopes Virmond |
Centro de Documentação Musical (CEDOM): a criação do laboratório e o papel estratégico da política de pesquisa musicológica no âmbito da Universidade Federal de Alagoas | |
Nilton da Silva Souza |
A importância da documentação na construção historiográfica musical e os instrumentos de representação da informação musical da atualidade | |
Letícia Santos De Jesus |
O baixo elétrico emancipado de Jorge Degas: Um pilar ocultado da história | |
Fernando Rocha da Silva, Acácio Tadeu Camargo Piedade |
“Eu sou da Lira, não posso negar”: trajetórias de vida, memórias e políticas culturais nas bandas civis centenárias de campos dos Goytacazes (RJ) | |
Karina Barra Gomes |
Musicologia e Big Data no Brasil: Bancos de dados para uma musicologia mais crítica e melhor embasada | |
Pedro Ivo Vieira e Assis Araújo |
MESA REDONDA / PAINEL
O ato e o entreato: as vanguardas no livro “História da Música no Brasil” de Vasco Mariz | |
Fernando de Oliveira Magre |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .