Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

COMUNICAÇÕES

MÚSICA E ESTUDOS DE GÊNERO: relato e divulgação científica de uma vivência em uma disciplina de História da Música na pós-graduação
Hugo Romano Mariano
Musicologia, esquecimento e memória: o caso dos Festivais da Guanabara
Semitha Matos Heloisa Cevallos
Contribuições dos modelos historiográfico-musicais propostos no Uruguai no século XX para pensar a musicologia no século XXI
Leonardo Manzino
Negociando o universal: afiliações e disputas na apropriação da música de concerto no Brasil
Marta Castello Branco
Saudade e Identidade Cultural Brasileira: Um Diálogo Semiótico entre Pintura e Música
Cleisson Melo
"É nesta Lisboa, figura de proa da nossa canção": visões das Fado Bicha através das televisões.
Caio Felipe Mourão
Musicologia e processos criativos: Discussão do período de Richard Wagner em Paris (1839-1842):
Marcus Mota
BREVE RELATO DAS ATIVIDADES DO MAESTRO JOSÉ MOREIRA LOPES EM CAMPINAS/SP
Claudia Felipe da Silva
Reunião de acervos brasileiros de instrumentos musicais no Museu Virtual de Instrumentos Musicais MVIM
Adriana Olinto Ballesté, Ana Cristina Valentino, Daniel dos Santos
ENTRE NOTAS E FREQUÊNCIAS: o arquivo da Banda de Música da Policia Militar da Paraíba
Amarilis Rebuá de Mattos
História institucional da música erudita no Espírito Santo: análise crítica da bibliografia
Wesley Nascimento Higino Paula
Epistemologias da complexidade: uma caixa de ferramentas para a história da música e para a musicologia?
Maya Suemi Lemos
Por uma Musicologia Cultural
Carlos Ernest Dias
Aerofones pré-históricos no Brasil: o caso das flautas e apitos no MAX/UFS
Giusepe Augusto Araujo
Banda de Pífanos Esquenta “Muié” de Marechal Deodoro, Alagoas: resgate, transcrição e análise do repertório.
Kleber Dessoles Marques, Nilton da Silva Souza
Discussões sobre gênero e música a partir de biografias presentes na literatura acadêmica: uma revisão sistemática integrativa
Maria Rúbia de Moraes Andreta, Susana Cecilia Igayara-Souza
MAESTRO JOÃO EDUARDO PEREIRA: uma vida dedicada à música
Amarilis Rebuá de Mattos
O Conservatório Musical de Santos: uma instituição cultural em trânsito
Raphael Fernandes Lopes Farias
Duas cartas de Guarnieri
Arysselmo Lima, Marcos da Cunha Lopes Virmond
Centro de Documentação Musical (CEDOM): a criação do laboratório e o papel estratégico da política de pesquisa musicológica no âmbito da Universidade Federal de Alagoas
Nilton da Silva Souza
A importância da documentação na construção historiográfica musical e os instrumentos de representação da informação musical da atualidade
Letícia Santos De Jesus
O baixo elétrico emancipado de Jorge Degas: Um pilar ocultado da história
Fernando Rocha da Silva, Acácio Tadeu Camargo Piedade
“Eu sou da Lira, não posso negar”: trajetórias de vida, memórias e políticas culturais nas bandas civis centenárias de campos dos Goytacazes (RJ)
Karina Barra Gomes
Musicologia e Big Data no Brasil: Bancos de dados para uma musicologia mais crítica e melhor embasada
Pedro Ivo Vieira e Assis Araújo

MESA REDONDA / PAINEL

O ato e o entreato: as vanguardas no livro “História da Música no Brasil” de Vasco Mariz
Fernando de Oliveira Magre


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .