Portal de Eventos Científicos em Música, 4º Congresso da ABMUS

Tamanho da fonte: 
A importância da documentação na construção historiográfica musical e os instrumentos de representação da informação musical da atualidade
Letícia Santos De Jesus

Última alteração: 2023-10-24

Resumo


A Música encontra-se no cotidiano do ser humano desde os primórdios, seja como forma de expressão, linguagem, manifestações, ritualísticas ou até mesmo diversão. Embora seja uma arte e prática antiga, possui lacunas em seus registros e organização de seus documentos, interferindo na construção historiográfica musical. A exemplo disto, temos a questão da história da Música Brasileira, que há poucos registros precisos sobre o início da música brasileira e dentre outros casos em relação a obras e manuscritos de compositores renomados. Essas lacunas, principalmente no Brasil, se dão a partir de dois grandes problemas como a falta de valorização da cultura e da arte e a falta de profissionais especializados para a realização do armazenamento, organização e disseminação de documentos musicais no país. O presente estudo possui cunho interdisciplinar entre as áreas da Musicologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação. Tendo como metodologia, abordagem qualitativa, caráter exploratório, do ponto de vista descritivo por ter como objetivos principais, i) demonstrar a importância da documentação na construção da historiografia musical; e ii) identificar os instrumentos utilizados para representação da informação musical. Para auxiliar no processamento técnico desses registros, pode-se destacar alguns instrumentos como: listas de terminologias para descrição de partituras, materiais iconográficos e bibliográficos, e normas de catalogação e classificação para as áreas e subáreas. Todas essas ferramentas ajudam para o armazenamento adequado dos documentos. A organização e manuseio devido dos documentos musicais contribui para a preservação, memória e disseminação das obras, impactando no surgimento de novos estudos da área, criação de novos acervos, desenvolvimento da cultura e dentre outros benefícios para a comunidade acadêmica e demais públicos interessados. Por fim, apesar de existirem os instrumentos supracitados para a organização da informação musical, é necessário padronizar as terminologias, criar normas oficiais, catálogos temáticos e vocabulários controlados para uso dos profissionais na realização da representação da informação e consequentemente, melhorar o acesso à essas informações, colaborando com a preservação e construção da historiografia musical.

Palavras-chave


Representação da informação musical; Construção historiográfica musical; Documentação musical; Organização da informação.