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MAESTRO JOÃO EDUARDO PEREIRA: uma vida dedicada à música
Última alteração: 2023-10-24
Resumo
Desde 2019, o projeto Preservação de Acervos Musicais vem sendo desenvolvido de forma continuada, visando dois acervos musicais: o Acervo Musical da Banda da Polícia Militar da Paraíba e o Centro de Documentação e Pesquisa Musical José Siqueira (CDPMJS). Após quatro anos de existência, as Linhas de Pesquisa que envolvem este projeto começaram a ser desenvolvidas. Nesta comunicação, retendo apresentar duas delas: a construção de uma curta narrativa biográfica de um compositor, identificado nos documentos musicais juntamente com a paleografia musical para a identificação de sua caligrafia.
Vários fatores fizeram com que a escolha do compositor a ser estudado, como ponto de partida inicial desta pesquisa histórica musical, fosse o maestro João Eduardo Pereira (1896-1967). Muitas partituras de sua autoria foram localizadas no acervo musical da Banda da Polícia Militar e no CDPMJS. Ele teve muita influência na sociedade musical paraibana. Foi Mestre de Música de banda, pertenceu à Sociedade Cultura Musical da Paraíba e sócio fundador da Orquestra Sinfônica da Paraíba, integrando seu quadro de instrumentistas como violinista. Foi professor de violino, teoria e solfejo do Conservatório Paraibano de Música, diretor artístico da Sociedade Musical do Comércio de João Pessoa e agraciado com o título de Sócio Benemérito da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Ainda hoje existe o coral que leva seu nome, formado pelas suas filhas e amigos, que buscam preservar suas obras para coro. Compôs muitas obras para banda, piano, canto e piano e fez arranjos para coro a quatro e três vozes. Duas de suas valsas mais conhecidas foram imortalizadas: a valsa Ausência, que foi inserida na Novena de Nossa Senhora do Carmo de João Pessoa, atribuída ao Pe. Zé Coutinho, para ser executada no momento da comunhão e a valsa Paisagem de um sonho, gravada em vídeo por suas filhas e permanece no YouTube para quem quiser ouvir .
João Eduardo Pereira começou na vida musical desde sua infância, tocando pífano. Sua primeira composição data de 1916 quando tinha apenas 20 anos de idade. Nessa época, a música já estava inserida em sua vida. Desde então passou a atuar alternando como músico instrumentista (violino, requinta, clarinete), maestro de banda e compositor. Durante 50 anos, permaneceu fiel à sua vocação, compondo pelo menos uma obra por ano, de 1916 até 1966, ano de sua última composição. Como professor e regente da Banda da PMPB, teve dois de seus discípulos conhecidos em todo o Brasil. O compositor Joaquim Pereira e o maestro e arranjador Severino Araújo. Eles estudaram composição com o maestro João Eduardo à medida que se tornaram copistas da banda na década de 1920.
Quando entrou para o Exército, em 1929, passou a integrar o quadro de músicos da banda do 22º Batalhão de Caçadores em João Pessoa. Nesse mesmo ano foi transferido para a Banda de Música da Escola Militar de Realengo, no Rio de Janeiro (RJ). Durante esse período frequentou o curso de música do Instituto Nacional de Música, atual Escola de Música da UFRJ, concluindo em 1932 com grau dez, conferido pelo diretor do instituto, Guilherme Fontainha. Após essa data, João Eduardo fez algumas modificações em sua caligrafia musical. Como ele não tinha o hábito de assinar suas obras, foi necessário fazer um estudo paleográfico de sua caligrafia musical para poder definir se os documentos autógrafos localizados eram realmente obras suas.
Figura 2: Modificação da caligrafia conforme a época. Mesma autoria
Quadro da localização das obras:
As obras de do compositor Maestro João Eduardo Pereira estão divididas em três acervos na cidade de João Pessoa. Grande parte de suas obras para banda de música estão localizadas no acervo musical da Banda da Polícia Militar da Paraíba (BPMPB). Uma pequena parte das obras para piano, canto e piano ou algumas partes de obras para banda de música ou algumas partes guia, estão localizadas no Centro de Documentação e Pesquisa Musical José Siqueira (CDPMJS). O restante das obras faz parte do acervo da família, para este trabalho denominado de Acervo Maestro João Eduardo Pereira (AMJEP) e encontram-se sob custódia de uma das filhas do maestro, Marise Eduardo Pereira Amorim. As obras não localizadas, podem estar no acervo da Banda de Música do Exército, na qual o Maestro João Eduardo atuou como dirigente.
DATA FORMA MUSICAL INSTRUMENTAÇÃO MUSICAL LOCALIZAÇÃO
VALSA
1916 Romper da Aurora / Delírio da Noite Pf AMJEP
1917 Helena (1943) / Serenata das Rosas Pf AMJEP
1919 Pensando em Ti Pf CDPMJS
Agar Vianna Pf; Banda (1921) BPMPB; CDPMJS
1920 Capricho / Maria de Lourdes - Não localizada
1921 Maria do Céu Pf AMJEP
1923 Mocinha Pf AMJEP
1928 Sonho de Amor Pf CDPMJS
O Regato Pf AMJEP
1930 Existência Fugaz Cto e Pf, Banda CDPMJS, BPMPB
1934 Alzira Pf AMJEP
Figura 3: Parte do quadro de localização das obras de João Eduardo Pereira
Considerações Finais
Um dos objetivos de escrever esta curta biografia da vida pessoal e musical do Maestro João Eduardo Pereira, foi conferir a existência e a localização das obras citadas como de sua autoria, que foram advindas de diversas fontes. Faz parte do projeto também a digitalização de todas essas obras que serão posteriormente disponibilizadas em um banco de dados para facilitar pesquisas posteriores.
Referências
GONDRA, M. E.; GRÁVALOS, G. R. Análise forense de documentos: Instrumentos de escrita manual e suas tintas. Campinas SP: Millenium Editora, 2012
MATTOS, A. R. A Novena de Nossa Senhora do Carmo de João Pessoa: a obra, autoria e recepção. Tese Doutorado. Universidade Federal da Bahia. Escola de Música. Programa de Pós-Graduação em música. Salvador, 2016.
MELO, M.L.E. Paisagens de um sonho. Colaboração: João Eduardo Pereira Filho. João Pessoa: Ed. Moura Ramos, 2011.
RIBEIRO, D.A. João Eduardo: centenário de nascimento 1896-1996. João Pessoa: Secretaria de Educação e Cultura da Paraíba, 1996.
Vários fatores fizeram com que a escolha do compositor a ser estudado, como ponto de partida inicial desta pesquisa histórica musical, fosse o maestro João Eduardo Pereira (1896-1967). Muitas partituras de sua autoria foram localizadas no acervo musical da Banda da Polícia Militar e no CDPMJS. Ele teve muita influência na sociedade musical paraibana. Foi Mestre de Música de banda, pertenceu à Sociedade Cultura Musical da Paraíba e sócio fundador da Orquestra Sinfônica da Paraíba, integrando seu quadro de instrumentistas como violinista. Foi professor de violino, teoria e solfejo do Conservatório Paraibano de Música, diretor artístico da Sociedade Musical do Comércio de João Pessoa e agraciado com o título de Sócio Benemérito da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Ainda hoje existe o coral que leva seu nome, formado pelas suas filhas e amigos, que buscam preservar suas obras para coro. Compôs muitas obras para banda, piano, canto e piano e fez arranjos para coro a quatro e três vozes. Duas de suas valsas mais conhecidas foram imortalizadas: a valsa Ausência, que foi inserida na Novena de Nossa Senhora do Carmo de João Pessoa, atribuída ao Pe. Zé Coutinho, para ser executada no momento da comunhão e a valsa Paisagem de um sonho, gravada em vídeo por suas filhas e permanece no YouTube para quem quiser ouvir .
João Eduardo Pereira começou na vida musical desde sua infância, tocando pífano. Sua primeira composição data de 1916 quando tinha apenas 20 anos de idade. Nessa época, a música já estava inserida em sua vida. Desde então passou a atuar alternando como músico instrumentista (violino, requinta, clarinete), maestro de banda e compositor. Durante 50 anos, permaneceu fiel à sua vocação, compondo pelo menos uma obra por ano, de 1916 até 1966, ano de sua última composição. Como professor e regente da Banda da PMPB, teve dois de seus discípulos conhecidos em todo o Brasil. O compositor Joaquim Pereira e o maestro e arranjador Severino Araújo. Eles estudaram composição com o maestro João Eduardo à medida que se tornaram copistas da banda na década de 1920.
Quando entrou para o Exército, em 1929, passou a integrar o quadro de músicos da banda do 22º Batalhão de Caçadores em João Pessoa. Nesse mesmo ano foi transferido para a Banda de Música da Escola Militar de Realengo, no Rio de Janeiro (RJ). Durante esse período frequentou o curso de música do Instituto Nacional de Música, atual Escola de Música da UFRJ, concluindo em 1932 com grau dez, conferido pelo diretor do instituto, Guilherme Fontainha. Após essa data, João Eduardo fez algumas modificações em sua caligrafia musical. Como ele não tinha o hábito de assinar suas obras, foi necessário fazer um estudo paleográfico de sua caligrafia musical para poder definir se os documentos autógrafos localizados eram realmente obras suas.
Figura 2: Modificação da caligrafia conforme a época. Mesma autoria
Quadro da localização das obras:
As obras de do compositor Maestro João Eduardo Pereira estão divididas em três acervos na cidade de João Pessoa. Grande parte de suas obras para banda de música estão localizadas no acervo musical da Banda da Polícia Militar da Paraíba (BPMPB). Uma pequena parte das obras para piano, canto e piano ou algumas partes de obras para banda de música ou algumas partes guia, estão localizadas no Centro de Documentação e Pesquisa Musical José Siqueira (CDPMJS). O restante das obras faz parte do acervo da família, para este trabalho denominado de Acervo Maestro João Eduardo Pereira (AMJEP) e encontram-se sob custódia de uma das filhas do maestro, Marise Eduardo Pereira Amorim. As obras não localizadas, podem estar no acervo da Banda de Música do Exército, na qual o Maestro João Eduardo atuou como dirigente.
DATA FORMA MUSICAL INSTRUMENTAÇÃO MUSICAL LOCALIZAÇÃO
VALSA
1916 Romper da Aurora / Delírio da Noite Pf AMJEP
1917 Helena (1943) / Serenata das Rosas Pf AMJEP
1919 Pensando em Ti Pf CDPMJS
Agar Vianna Pf; Banda (1921) BPMPB; CDPMJS
1920 Capricho / Maria de Lourdes - Não localizada
1921 Maria do Céu Pf AMJEP
1923 Mocinha Pf AMJEP
1928 Sonho de Amor Pf CDPMJS
O Regato Pf AMJEP
1930 Existência Fugaz Cto e Pf, Banda CDPMJS, BPMPB
1934 Alzira Pf AMJEP
Figura 3: Parte do quadro de localização das obras de João Eduardo Pereira
Considerações Finais
Um dos objetivos de escrever esta curta biografia da vida pessoal e musical do Maestro João Eduardo Pereira, foi conferir a existência e a localização das obras citadas como de sua autoria, que foram advindas de diversas fontes. Faz parte do projeto também a digitalização de todas essas obras que serão posteriormente disponibilizadas em um banco de dados para facilitar pesquisas posteriores.
Referências
GONDRA, M. E.; GRÁVALOS, G. R. Análise forense de documentos: Instrumentos de escrita manual e suas tintas. Campinas SP: Millenium Editora, 2012
MATTOS, A. R. A Novena de Nossa Senhora do Carmo de João Pessoa: a obra, autoria e recepção. Tese Doutorado. Universidade Federal da Bahia. Escola de Música. Programa de Pós-Graduação em música. Salvador, 2016.
MELO, M.L.E. Paisagens de um sonho. Colaboração: João Eduardo Pereira Filho. João Pessoa: Ed. Moura Ramos, 2011.
RIBEIRO, D.A. João Eduardo: centenário de nascimento 1896-1996. João Pessoa: Secretaria de Educação e Cultura da Paraíba, 1996.
Palavras-chave
Biografia; Musicologia; Paleografia misical; Documentos musicais