Portal de Eventos Científicos em Música, 5º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

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Documentação iconográfica musical no NEOJIBA: Uma estudo vivo
Ivis Lois Rodrigues Oliveira

Última alteração: 2020-04-11

Resumo


    O Centro de Documentação e Memória do Programa NEOJIBA, em parceria com o Governo do Estado, objetiva a salvaguarda da documentação musical gerada pelo incentivo e apoio ao desenvol-vimento e a interação de jovens e crianças por meio de práticas musicais e pedagógicas, no Estado da Bahia. No seu âmbito se realiza a gestão (e custódia) de documentos audiovisuais, iconográficos, sonoros e musicográficos, todos relativos à cultura musical. Para além dos aspectos técnicos arquivísticos observáveis na gestão institucional (que surgem em função da retroalimentação de conjuntos vocais/instrumentais e do estímulo ao envolvimento da sociedade civil com nosso patrimônio artístico e sociocultural), este texto propõe realizar o estudo quantitativo e qualitativo da iconografia musical contida nesse acervo, assim discutindo suas taxono-mias, tipologias e outros correlatos, a fim de expor a riqueza imagética e patrimonial do fundo cus-todiado pelo CDM-NEOJIBÁ. Nesse sentido, no âmbito da gestão de documentos arquivísticos institucional, chamando à atenção para a informação musical gerida, tomando como base para exploração do tema tanto os critérios de catalogação estabelecidos pelo projeto RIDIM-Brasil quanto outras normativas vigentes no pais (de-senvolvidas e promovidas pelo CONARQ, pela Fundação Biblioteca Nacional e pelo IBRAM, den-tre outros aos quais o poder público - no caso, o Governo do Estado, que financia o projeto, estão de várias formas subordinados), será também discutida as possíveis ações a serem implementadas nesse mesmo fundo arquivístico musical. Contendo documentos tanto em suportes tangíveis (papel, etc.) quanto intangíveis (digitais), será discutida também os critérios de classificação utilizados na ins-tituição para os diversos gêneros documentais aqui estudados. Quanto a iconografia, compreende-se a maior parte apenas em suporte digital incluindo fotos, flyers e clippings, ordenados cronologica-mente. Ao realizar o levantamento do acervo, destacando as informações relativas as condições de guarda e volume quantitativo, torna-se este, o instrumento de análise para apuração do real estado deste fundo, tendo em vista a proposta de um plano documental que assegure sua preservação, que valha de inspiração para os responsáveis artísticos, como base fomentadora de aprendizado para os integrantes contemplados pelo projeto e, acima de tudo, como fiel depositário da memória e do patrimônio musical.



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