Última alteração: 2015-06-21
Resumo
Cada vez mais tem aumentado o interesse dos pesquisadores de como a imagem tem o poder de narrar a história dos fatos que, a partir da análise acurada, estabelece estratégias narrativas que contemplam e completam o sentido do fato contextual e cultural nelas inseridas.
A Iconografia, para as diversas áreas da ciência transita por objetivos diferenciados que, em específico, para o historiador, a importância residirá na relação da tradição imagética, contextual, temporal e literária, que, nessa última, proporcionará critérios de acumulo de informação escrita sobre o período da história analisado.
Em especial, nessa pesquisa, o acervo fotográfico existente em Salvador, registrado durante quatro décadas do início do século XX, período em que se festejou a inauguração até a extinção de uma instituição de ensino preocupada com o desenvolvimento da cultura e tradição musical, proporciona ao pesquisador indícios de permanência e reconhecimento do trabalho da instituição como patrimônio, sendo então possível detectar e reconhecer inúmeros personagens que tiveram uma participação significativa e colaborativa na compreensão do processo de construção histórica da cultura musical na Bahia.
Considerando o questionamento entre imagem e história, apoiado na metodologia da seriação, é pertinente ter como objetivo observar os componentes: 1) Personagens que atuaram como alunos e professores da referida Instituição; 2) A vida musical desses personagens durante e após o funcionamento dessa Instituição; 3) A contribuição acadêmica desses personagens após o encerramento dessa Instituição; 4) Os eventos artísticas promovidas pela Instituição que contribuiram para o processo de construção da cultura musical na Bahia.
Fatos devem ser registrados para que possam existir historicamente e contar essa história através da imagem é relevante como resultado dessa pesquisa. Assim, a pretensão é de contribuir para cobrir mais uma lacuna existente no processo da construção e registro da História da Música na Bahia.