Portal de Eventos Científicos em Música, 5º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

Tamanho da fonte: 
Detalhes iconográficos revelados através da descrição dos instrumentos musicais no Museu Virtual de Instrumentos Musicais (MVIM)
Adriana Olinto Ballesté

Última alteração: 2020-04-11

Resumo


O Museu Virtual de Instrumentos Musicais (MVIM), inaugurado em dezembro de 2014, foi concebido como um espaço dinâmico dedicado à divulgação, exposição e discussão sobre instrumentos musicais. Criado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) é voltado a um público variado.  Atualmente o MVIM abriga virtualmente o acervo do Museu Instrumental Delgado de Carvalho – MIDC, pertencente à Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os 79 instrumentos do MIDC foram inventariados, restaurados, higienizados, armazenados, catalogados, fotografados e disponibilizados no site. Cada item do acervo é mostrado no Museu Virtual através de fotos, textos descritivos, dados gerais de classificação, descrição específica, bibliografia e notas. Estão presentes, também, no site do museu artigos de pesquisadores e curiosidades sobre os instrumentos musicais.

Para a concepção do museu virtual investigamos a organização de sítios e do acervo de outros museus de música. Consideramos fundamental a utilização de normas e padrões nacionais e internacionais, no Brasil definidos pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e no âmbito internacional pelo Comité International des Musées et Collections d’Instruments de Musique (CIMCIM). Como trabalhamos com acervo em língua portuguesa foi fundamental, também, a consulta frequente ao Museu da Música de Portugal e publicações relacionadas.

Em 2019, novamente com o apoio da FAPERJ, o MVIM entra em uma nova etapa de desenvolvimento com o projeto “Museu Virtual de Instrumentos Musicais: espaço de convergência de acervos e conhecimento” que busca ampliar e consolidar o MVIM como um espaço virtual inovador, educativo e agregador de acervos de instrumentos musicais que não poderiam ser reunidos no mundo concreto. O projeto prevê duas linhas de ação: (1) a ampliação do acervo virtual com acréscimo de instrumentos musicais do Museu Villa-Lobos, onde estão o piano, o violão, o violoncelo, a flauta e instrumentos de percussão de Villa Lobos e, do Instituto Moreira Salles onde estão presentes, dentre outros, os violões de Baden Powell, de Luiz Bonfá, de Elizeth Cardoso e a flauta de Pixinguinha; (2) a elaboração de materiais audiovisuais educativos sobre instrumentos musicais, com a criação de vídeo-entrevistas com pesquisadores, técnicos, professores e alunos sobre a construção de instrumentos e a performance musical que serão disponibilizados em nova área do MVIM.

Essas ações aplicadas aos acervos de instrumentos musicais de diferentes instituições e a criação de novas áreas e funcionalidades para o MVIM impõem novos desafios na missão de ampliar o espectro de ação do MVIM como um espaço dinâmico e interativo de convergência de acervos e conhecimento sobre instrumentos e a música.

 


Texto completo: PDF