Última alteração: 2020-04-11
Resumo
Para a concepção do museu virtual investigamos a organização de sítios e do acervo de outros museus de música. Consideramos fundamental a utilização de normas e padrões nacionais e internacionais, no Brasil definidos pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e no âmbito internacional pelo Comité International des Musées et Collections d’Instruments de Musique (CIMCIM). Como trabalhamos com acervo em língua portuguesa foi fundamental, também, a consulta frequente ao Museu da Música de Portugal e publicações relacionadas.
Em 2019, novamente com o apoio da FAPERJ, o MVIM entra em uma nova etapa de desenvolvimento com o projeto “Museu Virtual de Instrumentos Musicais: espaço de convergência de acervos e conhecimento” que busca ampliar e consolidar o MVIM como um espaço virtual inovador, educativo e agregador de acervos de instrumentos musicais que não poderiam ser reunidos no mundo concreto. O projeto prevê duas linhas de ação: (1) a ampliação do acervo virtual com acréscimo de instrumentos musicais do Museu Villa-Lobos, onde estão o piano, o violão, o violoncelo, a flauta e instrumentos de percussão de Villa Lobos e, do Instituto Moreira Salles onde estão presentes, dentre outros, os violões de Baden Powell, de Luiz Bonfá, de Elizeth Cardoso e a flauta de Pixinguinha; (2) a elaboração de materiais audiovisuais educativos sobre instrumentos musicais, com a criação de vídeo-entrevistas com pesquisadores, técnicos, professores e alunos sobre a construção de instrumentos e a performance musical que serão disponibilizados em nova área do MVIM.
Essas ações aplicadas aos acervos de instrumentos musicais de diferentes instituições e a criação de novas áreas e funcionalidades para o MVIM impõem novos desafios na missão de ampliar o espectro de ação do MVIM como um espaço dinâmico e interativo de convergência de acervos e conhecimento sobre instrumentos e a música.