Portal de Eventos Científicos em Música, 5º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

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AS MULHERES NA ICONOGRAFIA MUSICAL RELATIVA À BAHIA
Amanda Oliveira Gama e Narici, Pablo Sotuyo Blanco

Última alteração: 2020-04-11

Resumo


No âmbito do projeto "A representação social na iconografia musical relativa à Bahia: um estudo de gênero, número e grau" esta comunicação tenciona apresentar à comunidade o meu plano de trabalho individual no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) "As Mulheres na Iconografia Musical Relativa à Bahia" que busca identificar, avaliar quantitativamente e analisar qualitativamente os diversos níveis de representação de mulheres nos diversos âmbitos sociais em que aparecem na iconografia musical localizada no Brasil relativa à Bahia, visando contribuir tanto em termos de memória cultural, quanto de identidade e cidadania cultural das mulheres na Bahia.
Dentre os resultados específicos esperados, pode-se incluir um conhecimento melhor e mais amplo das metodologias de pesquisa (quantitativas e qualitativas - incluindo a análise iconológica), assim como do patrimônio iconográfico musical relativo ao recorte proposto neste plano de trabalho, enquanto meio de representação de mulheres no âmbito das relações e práticas sociais relativas à cultura musical. Para o meu cronograma específico, foram designadas ações fundamentais seguindo uma ordem lógica e organizada de pesquisa, coleta de dados e produções de resultados parcial e final, sendo elas, revisão de literatura sobre metodologia de pesquisa, análise iconológica, estudos de gênero e representação social; coleta de dados em instituições e registro na BD RIdIM-Brasil; análise quantitativo da iconografia musical na Bahia com representação de mulheres.
Os materiais envolvidos incluem o levantamento de registros tanto eletrônicos bancos de dados online como em fichários de cartão oriundos de instituições públicas brasileiras detentoras de fontes visuais relativas à música no Brasil. O volume de registros coletados (incluindo tanto quanto possível a reprodução fotográfica dos itens iconográficos musicais correlatos) será inserido na BD RIdIM-Brasil e posteriormente analisado quantitativamente em termos de ocorrências dos diversos gêneros assim como dos diversos níveis de relações representadas nas fontes visuais relativas à cultura e prática musicais. Para definir ambos vetores (gêneros e representação) será realizada uma revisão de bibliografia que alicerce as referidas conceituações (gênero, representação social, práticas culturais, identidade cultural, etc.). Finalmente se analisarão qualitativamente os dados assim obtidos, visando a compreensão das mudanças e permanências dos diversos níveis de representação observados.

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