Portal de Eventos Científicos em Música, 5º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

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A relação harmônica das artes visuais com a imagem de uma orquestra sinfônica, através de seus cartazes de divulgação
Augusto Caymmi Ferreira

Última alteração: 2020-04-11

Resumo


O presente trabalho objetiva analisar o processo criativo dos cartazes pensados para a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia - OSUFBA e para a Escola de Música - EMUS da mesma universidade, nas temporadas de 2017, 2018 e 2019. A pesquisa mostra as tomadas de decisões necessárias para colocar as Artes Visuais, a serviço da necessidade de divulgação da orquestra, propiciando assim uma transversalidade harmônica entre a música e as artes visuais. As diretrizes para esse relacionamento, onde as artes visuais servem a música através da atenção do olhar do espectador, são de comunicar de maneira clara e fácil, o conteúdo do concerto, a data que ocorrera o evento, o horário e o local. Boa parte da composição, se dá com elementos textuais. É preciso se sensibilizar com o belo que existe nos velhos tipos moveis, com o potencial gráfico que os textos têm. Com eles é possível atuar na composição de seus tamanhos, tipos de fontes, combinação entre essas fontes, cores e alinhamentos. A criação da infogravura de cada cartaz, pode assumir dois caminhos, que são escolhidos de acordo com a necessidade do evento. O 1º- seria um pensamento visual figurativo, que teria uma função mais literal para expressar uma ideia ou aspecto do evento, de forma direta e óbvia. Ideal para homenagear um solista vencedor de um concurso por exemplo, ou ressaltar o aspecto divino do réquiem de Mozart. O 2º - seria o infinito mudo das abstrações. Onde a música, a mais pura das artes (Kandinsky 2000), se assemelha em sua natureza abstrata, com as contemporâneas artes visuais. Nesta opção, a possibilidade de criação se divide em formas inteiramente abstratas e formas parcialmente abstratas (Kandinsky 2000). As formas inteiramente abstratas, oferecem possibilidades de criação mais generosas, onde é perfeitamente possível, a inserção de uma poética visual mais profunda. As formas parcialmente abstratas, possuem algum significado relacionado a pesquisa de cada concerto, porém com uma apresentação com alto nível de abstração. Paralelo a criação de cada elemento acima citado, é pensado um padrão de atitudes visuais, que levarão o pulico a associar em primeira vista, a poética utilizada nos cartazes, a imagem da orquestra; a imagem da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia e por consequência a UFBA e sua infraestrutura, que é o local de atuação da orquestra. Este artigo é uma seleção de alguns exemplares de cartazes, mostrando os elementos individuais de cada um, que são eles:  a harmonia usada, as fontes, as formas e eventuais significados atrelados a composição. Além de expor os elementos visuais, é possível perceber os elementos em comum dos exemplares, que por sua vez, passa a compor a imagem da orquestra, provocando ao expectador, uma sensação de familiaridade com a OSUFBA e com a EMUS UFBA.

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