Portal de Eventos Científicos em Música, 5º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

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Imagens e narrativas sobre artistas em trânsito na Amazônia: tradição iconográfica e cultura visual entre os anos de 1880 a 1910
Luciane Viana Barros Páscoa

Última alteração: 2020-04-11

Resumo


Durante o Ciclo da Borracha, entre 1850 a 1910 a Amazônia viveu seu fastígio econômico.  As cidades de Belém e Manaus receberam um intenso fluxo migratório de estrangeiros e brasileiros de outros estados, e tal dinâmica impulsionou a efervescência do teatro musical. A pesquisa realizada pelo musicólogo Márcio Páscoa (2000, 2006) revelou que circularam pela Amazônia cerca de vinte companhias líricas em Belém e dez companhias em Manaus, nesse período. A atividade musical referente ao norte do Brasil, ainda pouco conhecida no restante do país, revelou-se rica e sensível por meio da publicação de estudos musicológicos de Páscoa (2009), cuja recuperação deste patrimônio musical permitiu melhor entendimento sobre o teatro musical na Amazônia em sua fase áurea. No desenvolvimento do projeto intitulado “Iconografia de artistas do Teatro Musical do século XIX atuantes em Belém e Manaus”, buscou-se o aprofundamento sobre a estética visual presente na fotografia da segunda metade do século XIX e início do século XX, a partir do conjunto documental fotográfico que revelou informações importantes sobre a vida musical, a estética e os elementos cênicos utilizados para os espetáculos da época.  No presente estudo,  após a organização do conjunto fotográfico em categorias de análise, pretende-se  desenvolver narrativas que recuperem a crítica e a crônica do teatro musical, abordando o estudo da recepção de obras, artistas e companhias.  Para fundamentação teórica e metodológica, serão utilizados os estudos de Erwin Panofsky, Walter Benjamim, Susan Sontag, Tom Mitchell e Phillipe Dubois. Através da pesquisa histórica em fontes primárias, do inventário de fontes imagéticas e textuais, da análise das imagens e da recuperação da crítica ou crônica musical acerca do desempenho dos artistas selecionados, este estudo pretende refletir sobre os aspectos sociais e criativos presentes nas narrativas da linguagem visual e do texto crítico, bem como sobre a repercussão da fotografia de gabinete na tradição iconográfica e cultura visual da estética oitocentista.


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