Portal de Eventos Científicos em Música, 7º CONGRESSO BRASILEIRO DE ICONOGRAFIA MUSICAL

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Música entre pinturas: a base de dados de iconografia musical na pintura do largo tempo do Barroco em Portugal (1600-1750)
Sónia Silva Duarte

Última alteração: 2023-11-02

Resumo


No âmbito da tese doutoral «Imagens de música na pintura do tempo do Barroco em Portugal (1600-1750)», projecto individual financiado pela FCT – Fundação para Ciência e a Tecnologia, IP (SFRH/BD/118103/2016), acabamos de concluir o seu levantamento exaustivo, em colecções públicas e privadas, e o seu estudo, tendo agora em vista a larga e intensa disseminação. O facto de ser genericamente ignorada nas análises iconográficas-iconológicas devido aos planos secundários em que se representa ou referida sem rigor de designação, justifica a apresentação deste ‘corpus’ pictórico, resultante da observação directa e da descrição científica desses aspectos, não só na pintura em museus e casas-museu mas também na que se encontra em igrejas, capelas públicas e privadas, santuários, colecções particulares ou misericórdias. O projecto que levámos a cabo visa, assim, o levantamento exaustivo das representações musicais da época barroca, desde os instrumentos às notações musicais, passando pela retratística ou cenas de dança. As balizas cronológicas compreendem os anos da dinastia Filipina, Restauração e o apogeu Pedrino-Joanino, sendo objectivos o inventário, catalogação, identificação e disseminação dos espécimes, quer em texto científico, quer na customização de uma base de dados. E é sobre o processo metodológico da construção deste banco de dados e da selecção minuciosa do conhecimento a disseminar que nos deteremos, para responder às seguintes questões: Como é que os artistas e as oficinas de pintura portuguesa representam a música nos séculos XVII e na primeira metade da centúria seguinte? Como é que os artistas e oficinas de pintura a trabalhar em Portugal representam a música nos séculos XVII e a primeira metade da centúria seguinte? Que instrumentos musicais estão representados? Trata-se de uma prática musical verista ou simbólica? O que se encontra escrito nos livros ou fólios pintados com notação musical? As notações são passíveis de transcrição? Que intérpretes estão representados? O que significa um retrato musical? Que fontes e modelos são utilizados nas representações musicais? Por fim, deixaremos algumas considerações gerais sobre a construção da base de dados de iconografia na pintura do largo tempo do Barroco em Portugal (1600-1750), alocada, entretanto, no site iconografiamusicalemportugal.com.


Palavras-chave


Barroco; Base de dados; Iconografia musical; Pintura; Portugal.

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