Última alteração: 2023-11-02
Resumo
Partindo da experiência vivenciada pela pesquisadora, através da realização do bacharelado em Arquivologia no Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, observou-se a tímida discussão no âmbito acadêmico, na esfera da graduação, sobre temáticas direcionadas aos documentos arquivísticos audiovisuais, iconográficos, sonoros e musicais (para documentos arquivísticos entende-se como documentos produzidos ou recebidos no decorrer das atividades orgânicas de um produtor - pessoa ou instituição) independente do gênero documental ou natureza da linguagem. Essa inquietação provocou entre alguns questionamentos esta pesquisa, que tem como objetivo identificar o espectro do ensino, quantitativamente e qualitativamente, para tratamento técnico e formação de competências que contribuam com a crítica e atuação adequada sobre, especificamente, este assunto. Buscou-se analisar e estabelecer um comparativo sobre o ensino e enfoque desta temática nos cursos de graduação em Arquivologia brasileiros através de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, a partir da recuperação das grades curriculares obrigatórias e optativas/eletivas dos cursos de ensino superior em atividade até o final do ano de 2022 – modalidade presencial e a distância, em instituições públicas e privada. Para fins de realização da pesquisa utilizaram-se os termos de busca “audiovisual”, ”iconográfico”, “sonoro” e “musical” utilizados no nome ou título de disciplinas ofertadas. Foram analisadas 17 grades curriculares disponibilizadas em sites institucionais ou encaminhadas via correio eletrônico após contato e solicitação. Os resultados apontam para uma carência na oferta de disciplinas que abordem o assunto em todo o território nacional. Outro importante dado verificado foi a ausência de componente curricular que aborde exclusivamente documentos musicais e relativos à música. Conclui-se que, há demanda para o tratamento especializado de uma massa documental relativa aos temas explorados já existente e em contínua e significativa produção, enquanto a formação acadêmica de futuros profissionais negligencia a amplitude do escopo deste gênero documental e as singularidades deste tipo de documento de arquivo.