Portal de Eventos Científicos em Música, 7º CONGRESSO BRASILEIRO DE ICONOGRAFIA MUSICAL

Tamanho da fonte: 
Caminhos do resgate e descrição de instrumentos musicais de percussão tradicionais da cultura brasileira usados por Villa-Lobos em sua obra : uma parceria MVIM-MVL
Adriana Olinto Ballesté, Ana Cristina Valentino

Última alteração: 2023-11-02

Resumo


O Museu Virtual de Instrumentos Musicais – MVIM[1] foi concebido em 2011 com uma proposta inovadora focada na agregação de acervos de instrumentos musicais que não poderiam ser reunidos no mundo concreto. No entanto, a atuação do MVIM envolve também ações no mundo físico, os acervos, se necessário, são restaurados, organizados, documentados e daí divulgados no espaço virtual. Fazem parte do acervo do MVIM os instrumentos do Museu Instrumental Delgado de Carvalho, do Instituto Moreira Salles e do Museu Villa-Lobos.

O acervo de instrumentos do Museu Villa-Lobos – MVL, que será o foco desse artigo, é interessante pois lá estão presentes, os instrumentos de Heitor Villa-Lobos – o violoncelo, o violão e o piano – e os instrumentos de percussão que o compositor utilizou em suas obras.  Entretanto, a coleção de instrumentos de percussão do MVL, segundo os estudos do percussionista D’Anunciação (2006), não estava completa.

Quando o projeto de parceria MVIM-MVL teve início, em 2019, estavam presentes na coleção do MVL: um camisão, um chocalho natural, uma cuíca, dois ganzás, quatro pios, dois reco-recos.  Para completar essa coleção o MVIM resolveu adquirir os instrumentos faltantes. Foram comprados um tamborim, um surdo, um tambor curimbó (ou caxambú) e um prato de louça. E, foram confeccionados, pelo luthier Thiago Calderano, a partir da descrição de D’Anunciação (2006), cinco instrumentos de percussão pouco usuais na música de concerto, que fazem parte da cultura popular brasileira – caracaxá, caraxá, matraca selvagem, puíta, tambu-tambi.

Estes instrumentos, provenientes de várias regiões do nosso país, estão mergulhados em interações e fusões que revelam a multiplicidade do nosso cenário cultural, ligado às mais variadas tradições e manifestações que se entrecruzam pelos caminhos desse vasto território que é o Brasil, que encantou e levou Villa-Lobos a demonstrar toda essa diversidade em suas composições, que ganharam o mundo.

Como existem poucas fontes que deem pistas conclusivas sobre as origens e desdobramentos desses instrumentos, propomos, neste artigo, descrever os desafios encontrados para a confecção, identificação e descrição desses instrumentos essenciais para contar a história da tradicional cultura brasileira presentes na obra de Villa-Lobos.

Referências

ANUNCIAÇÃO, Luiz D’. Os instrumentos típicos brasileiros na obra de Villa-Lobos. Ed. Bilíngue. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música, 2006.


[1] O MVIM foi criado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) com financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

 


Palavras-chave


instrumentos musicais , percussão

Referências


ANUNCIAÇÃO, Luiz D’. Os instrumentos típicos brasileiros na obra de Villa-Lobos. Ed. Bilíngue. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música, 2006.


Texto completo: PDF